1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia logo

Recentemente, o mundo da tecnologia foi abalado por relatos de que a gigante das placas gráficas não tencionava lançar qualquer novo hardware de jogo em 2026, nem mesmo uma atualização da linha "Super". O motivo apontado seria um foco total nos produtos de inteligência artificial e centros de dados, agravado pela escassez de memória. No entanto, novas informações sugerem agora que o cenário pode ser bem diferente e que os entusiastas podem ter motivos para sorrir.

Segundo fontes citadas pelo portal Overclocking.com, a marca poderá estar a preparar o lançamento de, pelo menos, um modelo de topo para o terceiro trimestre de 2026, contrariando a ideia de um ano "vazio" para o mercado de consumo.

Mais potente que a RTX 5090?

O relatório é específico ao afastar a hipótese de este lançamento pertencer a uma gama "RTX 50 Super". Em vez disso, a nova placa gráfica estaria posicionada hierarquicamente acima da atual RTX 5090, o que leva a especulações sobre uma possível RTX 5090 Ti.

Embora as especificações finais ainda sejam um mistério, a única forma lógica de a NVIDIA superar a sua atual "rainha" seria utilizar o chip GB203 na sua totalidade. Isto significaria um aumento para 24.064 núcleos CUDA, em comparação com os 21.760 presentes na RTX 5090. Por outro lado, um aumento na memória VRAM parece pouco provável, uma vez que os atuais 32 GB já são considerados mais do que suficientes para a grande maioria das cargas de trabalho de gaming e criação de conteúdos.

Dúvidas sobre a viabilidade e concorrência

Apesar do entusiasmo gerado por este rumor, existe uma probabilidade real de este modelo nunca chegar às prateleiras. O ganho de desempenho proporcionado pelos núcleos extra poderá ser marginal quando comparado com os desafios de engenharia que acarreta. O aumento do consumo energético e a dissipação de calor continuam a ser preocupações centrais, especialmente depois dos problemas de componentes derretidos que afetaram gerações anteriores de placas de alto desempenho.

Adicionalmente, a história mostra que nem todos os planos saem do papel — basta recordar a RTX 4090 Ti, que nunca se materializou. Com a concorrência ainda a tentar alcançar a performance das gamas xx80 da marca, a necessidade de reintroduzir uma placa de classe "Titan" no mercado pode simplesmente não se justificar do ponto de vista comercial.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech