
Já passou bastante tempo desde que vimos um computador pessoal alimentado por um processador da NVIDIA. A última memória que muitos terão remonta a 2013, com o Surface 2, um equipamento com arquitetura ARM e chip Tegra 4 que corria o malfadado Windows 8.1 RT. Foi um episódio infeliz da Microsoft que levou a gigante dos gráficos a abandonar os esforços neste segmento durante anos. Contudo, o cenário mudou e os rumores sobre o regresso da marca ao mercado dos PCs estão mais fortes do que nunca, apontando para o lançamento dos primeiros computadores Windows on ARM com estes processadores já no primeiro trimestre de 2026.
Novos dados indicam que computadores equipados com o chip NVIDIA N1X serão lançados nos próximos meses, focados no consumidor comum. A estratégia da empresa parece agressiva, com a previsão de estreia de mais três versões do processador dentro desta mesma geração ainda este ano. Além disso, a fabricante já se encontra a trabalhar na série sucessora, a N2, que está alegadamente agendada para o terceiro trimestre de 2027.
Um monstro de desempenho desenvolvido com a MediaTek
O primeiro processador N1X da NVIDIA é descrito como sendo semelhante à plataforma GB10, que alimenta a estação de trabalho focada em IA da empresa, a DGX Spark, combinando um processador ARM com uma GPU Blackwell. As especificações que circulam são impressionantes: o chip conta com 20 núcleos e 128 GB de memória unificada LPDDR5X. Este componente foi desenvolvido em parceria com a MediaTek, utilizando o processo de fabrico de 3nm da TSMC.
A grande expectativa recai sobre a capacidade gráfica deste SoC. Espera-se que a plataforma N1X chegue equipada com gráficos integrados poderosos, cujas especificações podem ser semelhantes às da versão desktop da RTX 5070. Para além do N1X de topo, existem rumores sobre um chip N1 "regular", embora os detalhes sobre ambos permaneçam escassos nesta fase.
A nova era do Windows on ARM
A estratégia passa por fornecer aos parceiros um design de referência, o que significa que podemos esperar ver dispositivos com "coração" NVIDIA fabricados por diversas marcas no mercado. Com a chegada destes novos chips e com a Qualcomm a preparar-se para lançar equipamentos com os novos X2, o ecossistema Windows on ARM parece estar num caminho muito mais promissor do que os esforços iniciais do Windows RT em 2012, conforme detalhado no relatório da DigiTimes.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!