1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Asus Zenfone 7 Pro

 

Para tentar reduzir ao máximo as margens dos ecrãs em smartphones, muitos fabricantes implementam sistemas diferentes para as câmaras e sensores frontais, uns melhores do que os outros.

 

No entanto, a Asus parece ter acertado com a sua linha do ZenFone, ao criar um mecanismo de câmara “flip”. E com o ZenFone 7 Pro isso não é exceção, sendo que é exatamente esse sistema que vamos hoje fazer o review no TugaTech.

 

> Especificações

 

Antes de avançarmos para os detalhes, importa analisar exatamente o que se encontra no ZenFone 7 Pro, pois este modelo não oferece apenas um sistema de câmaras bonito, mas também um design atrativo e um desempenho premium.

 

Este modelo conta-a com um ecrã de 6.67 polegadas FHD+, com tecnologia AMOLED, e uma taxa de atualização de 90Hz. Junta-se ainda o facto que o ecrã cobre 92% de toda a estrutura.

No interior encontra-se um processador Qualcomm Snapdragon 865+ a 3.1GHz de clock, juntamente com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno em UFS 3.1 – com suporte também para cartões microSD até 2TB. Destaca-se ainda a bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido em 30W.

 

câmara traseira zenfone 7 pro

 

A nível das câmaras, o sensor principal de 64 MP complementa-se ainda com uma lente telefoto com zoom de 3 vezes e um sensor de 8 MP, bem como uma última lente ultra-wide de 12MP.

Por fim, encontra-se ainda o sistema Android 10 com a interface ZenUI 7 da Asus.

 

> Design

 

Ao olhar uma primeira vez para o ZenFone 7 este não apresenta grandes impactos a nível do design. Apenas se destaca o modulo da câmara no centro da estrutura traseira, o que é bem conhecido desta linha, mas de resto não existem grandes destaque a dar.

 

A principal diferença encontra-se quando se pega no mesmo, e nota-se claramente que foi necessário fazer alguns sacrifícios para colocar uma bateria de elevada capacidade no seu interior, bem como todo o mecanismo da câmara. A estrutura é algo grosa e um pouco pesada, mas no final nada que seja consideravelmente preocupante.

 

Design zenfone 7 pro

 

zenfone 7 entrada usb

zenfone 7 pro

 

A parte traseira é composta por vidro, o qual não se revela escorregadio, mas acaba por deixar visível as tradicionais “dedadas” – o que pode ser agravado pelo facto que a unidade de teste que recebemos será o modelo de cores mais escuras.

 

Existe também um ponto negativo em usar um mecanismo de câmaras “flip”, já que o ZenFone 7 Pro perde a proteção contra água, algo que num smartphone desta categoria seria considerado uma boa adição. Ainda assim, será um compromisso para se obter o sistema de câmaras flip – que na nossa opinião, é um bom intermédio.

 

 

Nas laterais encontramos os tradicionais botões de volume e energia, sendo que este é igualmente usado como sensor de impressões digitais. Por esta altura gostaríamos de ter visto um sensor de impressões digitais integrado no ecrã, no entanto continua a ser de rápido acesso.

 

ecrã zenfone 7 pro

 

A nível do ecrã, a tecnologia AMOLED permite que este ofereça cores vivas e realistas, além de que os 90Hz também garantem uma boa fluidez do sistema em geral. O brilho conjugado com as cores realistas do ecrã permite que este seja uma boa aposta também para ver filmes ou séries sem problemas. Além disso, conta ainda com a proteção do Gorilla Glass 6.

 

ecrã zenfone 7 pro

 

A diferença dos 60Hz para os 90 Hz realmente sente-se durante o uso do sistema, o que resulta numa melhor experiência de uso em geral – com o pequeno compromisso que vai gastar mais bateria, mas os 5000 mAh são mais do que suficientes para acomodar isso mesmo.

 

Por fim, destaca-se ainda o conjunto de altifalantes estéreo na parte frontal, que fornecem uma excelente qualidade mesmo em volumes mais elevados.

 

> Desempenho

 

Como se pode verificar nas especificações, o ZenFone 7 Pro conta com componentes premium, focados para um mercado de dispositivos topo de gama, e isso comprova-se também no desempenho. O Snapdragon 865 Plus é mais do que adequado para praticamente qualquer tarefa que seja colocada no mesmo – seja de uso regular no dia a dia ou para jogos.

 

Os resultados do Antutu também revelam isso mesmo, obtendo uma boa pontuação em geral e o que seria de esperar para o Snapdragon 865 Plus.

Como comparação, testamos igualmente o Asus ROG Phone 3, sendo que se pode verificar as diferenças em desempenho entre os dois modelos - com o Zenfone 7 Pro a atingir 616385 pontos no total.

 

asus zenfone 7 pro benchmark

 

Em jogos não verificamos qualquer falha, sendo que mesmo em títulos mais pesados o sistema é capaz de aguentar sem qualquer problema e em qualidade elevada. Não sentimos qualquer género de problema também durante longas sessões de jogo, embora o dispositivo tenda a aquecer um pouco – o que pode levar à redução do desempenho do processador durante longas sessões.

 

Os 8GB de memória RAM são também mais do que suficientes para qualquer género de tarefa, e o armazenamento expansível por microSD é uma boa adição – sobretudo tendo em conta que o grande foco do dispositivo será a captura de fotos e vídeos.

 

A bateria é outro ponto forte do ZenFone 7 Pro. Os 5000 mAh permitem obter uma excelente autonomia em geral, e não terá qualquer dificuldade em usar o mesmo durante um dia inteiro sem precisar de carregamento – mas se for preciso, o carregamento rápido em 30W ajuda a realizar isso bastante rápido.

Em média conseguimos obter cerca de 6 horas de SoT com um uso regular, sendo que este valor cai um pouco se incluirmos na equação jogos – cerca de 4 horas de SoT, dependendo do uso.

 

> Câmaras

 

Chegamos à parte mais antecipada de analisar: as câmaras. Este é um dos pontos fortes do Zenfone 7 Pro, e com razão. O sistema de câmaras segue a tendência que se tinha verificado no modelo anterior, colocando as mesmas sobre um sistema flip, que podem servir tanto para capturas de conteúdos na traseira como para selfies.

 

câmara zenfone 7 pro

 

O uso das mesmas câmaras principais para as duas situações permite contornar um problema muitas vezes comum em vários smartphones, onde as câmaras frontais acabam por ter menos qualidade nos conteúdos capturas. Isso elimina-se com o uso do sistema da Asus.

 

câmara flip zenfone 7 pro

 

A Asus refere que o novo motor que aciona as câmaras permite pelo menos 200.000 atuações, o que corresponde a abrir o mesmo 110 vezes, todos os dias, durante cinco anos – o que é consideravelmente superior ao que muitos realizam, portanto não deverá ser problema. Este é ainda 40% mais pequeno do que o motor existente na geração anterior do ZenFone 6.

 

 

No final, o conjunto de câmaras disponíveis permitem capturar tanto vídeos como fotos de excelente qualidade, com cores vivas e grande detalhe. Obviamente, essa qualidade aplica-se também para selfies – e vai certamente agradar aos criadores de conteúdos usar esta câmara para capturar também selfies de extrema qualidade. A lente telefoto foi outra melhoria considerável sentida face ao modelo da geração anterior.

 

> Conclusão

 

Depois de se analisar todos os detalhes sobre o ZenFone 7 Pro da Asus, chega-se à conclusão. E na nossa opinião, este é um excelente smartphone. O sistema de flip das câmaras pode parecer meio “estranho” à partida, mas o benefício de ter o mesmo conjunto de câmaras tanto para fotos regulares como selfies é uma grande valia, e sobretudo útil para fotógrafos e criadores de conteúdos.

 

A qualidade dos conteúdos capturados é outro ponto a favor, tanto em vídeo como em fotos regulares. O único ponto negativo encontra-se a nível da falta de IP68, mas mesmo este será algo que se pode perdoar tendo em conta o benefício final que se obtêm de ter o sistema flip.

 

Obviamente, o desempenho geral do sistema também é importante, e aqui o ZenFone 7 Pro continua a brilhar, com bom desempenho em jogos e uma autonomia excelente.

 

TugaTech ouro

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech