1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

PlayStation one hack

 

A PlayStation original encontra-se nos seus 26 anos no mercado, mas mesmo com a sua idade, ainda existe uma forte comunidade que continua a apoiar a primeira consola da Sony – até mesmo a descobrir vulnerabilidades na mesma!

 

O programador Marcos Del Sol Vives revelou recentemente ter descoberto uma nova falha no software da consola que permite usar cópias não autorizadas de jogos na consola – isto sem qualquer modificação do software existente na consola ou alterações a nível do hardware. Tudo o que é necessário é uma cópia do jogo Tony Hawk’s Pro Skater 2.

 

Apelidado de “tonyhax”, a falha permite explorar uma vulnerabilidade existente no sistema do título Tony Hawk 2, 3, e 4, e do qual é possível permitir a execução de código diretamente de save games num cartão de memória (memory card).

 

Para tal apenas é necessário modificar o ficheiro de save game do jogo, colocar o mesmo no cartão de memória da PS1 e selecionar a opção “Create Skater” dentro do jogo. O jogo procede então com a tentativa de carregar o save game, que por sua vez irá executar o código que se pretenda.

 

Este código pode ser qualquer um que o utilizador programe no ficheiro do save game, mas neste caso o programador colocou um pequeno programa que permite contornar as proteções de segurança da consola a fim de executar CDs gravados.

 

O mais interessante é que todo este processo pode ser feito de forma simples com recurso a gravadores especializados de cartões de memória ou até de uma PS2 modificada. Apenas será necessário colocar o ficheiro de save game modificado dentro do cartão e executar o jogo.

Além disso, a cópia do save game pode ser feita entre diferentes cartões, portanto tecnicamente é possível criar um cartão de memória com o exploit, e mais tarde copiar o mesmo diretamente da PS1 para outros cartões.

 

 

Tendo em conta os métodos existentes para contornar a proteção da consola original da Sony, este método será consideravelmente mais simples, ao mesmo tempo que não exige qualquer modificação na consola.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech