As novas regras que a Apple aplicou sobre a App Store e sobre o seu sistema iOS deixaram o Facebook numa posição delicada. As novas regras limitam consideravelmente a quantidade de dados que o Facebook pode recolher dos utilizadores – no que a rede social, obviamente, refere como sendo uma medida que vai ter impacto para pequenos negócios e não como a plataforma num todo.
As medidas da Apple, em parte, indicam que os utilizadores terão agora mais controlo sobre a capacidade de apps no sistema recolherem informações dos mesmos, podendo aceitar ou não. Isto daria aos utilizadores a capacidade de bloquearem a recolha de dados que poderiam ser usados para efeitos de publicidade direcionada ou tracking – obviamente, o Facebook foi uma das primeiras entidades a demonstrar-se contra a medida.
No entanto, de forma algo surpreendente, parece que a empresa encontra-se agora a voltar atrás nessa ideia. De acordo com o portal CNBC, Mark Zuckerberg agora afirma que as novas regras da Apple podem até ser benéficas para a empresa.
Para o executivo, as novas regras da Apple podem vir a levar com que os utilizadores venham a usar mais a rede social para promoverem os seus produtos, serviços e negócios, o que no final terá vantagens para os mesmos – e também para o Facebook, já que assim existe mais interação dentro da plataforma.
Em parte, o Facebook acredita que com as restrições que a Apple se encontra a aplicar sobre a publicidade, mais vendedores irão usar as plataformas de vendas do Facebook e Instagram para chegarem aos seus consumidores, e tal será benéfico para a entidade.
Esta ideia é totalmente contraria ao que a rede social tinha dito no início, e onde apelidou a medida da Apple como bastante prejudicial para as empresas finais e para os consumidores, além de deixar duras criticas contra a Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!