O Facebook continua a sua luta contra as plataformas online de venda de “Gostos” e seguidores, tendo agora revelado uma nova ação contra uma empresa que procedia à venda destes serviços.
Em causa encontra-se a empresa “boostgram”, que fornece serviços de “aumento de gostos e seguidores” para o Instagram. Estes sites prometem aumentar o número de seguidores e interação de forma artificial na plataforma, algo que vai obviamente contra as regras do Instagram.
Será escusado dizer como este género de serviços pode também prejudicar a reputação de um perfil ou empresa nas plataformas sociais. Além de que os falsos seguidores não vão realmente fornecer qualquer interação ou vendas, a maioria das vezes estes seguidores acabam por ser eventualmente removidos, além de que a própria marca passa por uma quebra de confiança com os seus seguidores reais.
Será também importante ter em conta que nem sempre um número de seguidores elevados corresponde a uma conta ou perfil de qualidade. O Facebook tem vindo a distanciar-se cada vez mais dos números de “gostos” num perfil ou página como indicador de qualidade e popularidade de uma página.
Além disso, este género de interação acaba por prejudicar as visualizações dos conteúdos pelos seguidores reais ou os próprios dados analíticos para os gestores de marketing.
O caso entra também nas medidas que o Facebook tem vindo a tomar contra várias empresas que fornecem este género de serviços. Nos últimos meses a rede social anunciou vários casos contra outras entidades do mesmo género.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!