A Microsoft tem vindo a integrar várias novidades nas versões mais recentes do Edge, algumas das quais ainda estão em testes mas prometem melhorar drasticamente a forma como os utilizadores usam o navegador.
Os mais recentes testes que estão a ser feitos dizem respeito a facilitar a pesquisa. A versão mais recente do Edge Canary para Windows agora permite que os utilizadores possam criar um widget flutuante para realizar pesquisas na web mais rapidamente – além de aceder a algumas informações rápidas.
O novo widget de pesquisa pode ser colocado diretamente sobre qualquer aplicação que se encontre a ser usada, para rapidamente realizar cálculos ou pesquisas, bem como aceder a diferentes websites.
Existem diferentes formatos para o widget, que se adaptam ao que cada utilizador pretenda. O primeiro, e também o mais simples, será apenas o modo de pesquisa (o da imagem deste artigo). Neste apenas uma barra de pesquisa irá surgir sobre o ecrã, podendo ser arrastado para qualquer parte do ecrã.
Se for minimizado, surge como uma pequena “bolha” nas bordas do ecrã, onde se pode carregar para aceder rapidamente ao mesmo.
O segundo modo será o de “Esquema de Dashboard”, onde o widget alarga-se em tamanho para permitir apresentar mais informações ao utilizador – como o estado do tempo, notícias, entre outras informações.
Por fim, o terceiro modo será o “Vertical”, onde o utilizador pode ter acesso a uma pequena janela flutuante. Neste modo é também possível colocar o widget como “fixo” na parte lateral do ecrã, onde permanece sobre todas as aplicações abertas – uma espécie de sidebar para o sistema, remanescente do que se encontrava no Windows Vista.
Esta barra vertical, quando fixa, pode também ser ocultada automaticamente, ocupando assim menos espaço no ecrã quando não se encontre a ser usada.
No final, esta funcionalidade sem dúvida que fornece uma opção extra para facilitar a pesquisa de conteúdos e obter mais informações rapidamente. A mesma ainda se encontra em desenvolvimento, e, portanto, pode vir a receber melhorias durante as próximas semanas – mas do que testamos, aparenta encontrar-se a funcionar perfeitamente.
De relembrar que a funcionalidade apenas se encontra disponível, por enquanto, na versão Canary do Edge, ainda sem previsões de quando vai chegar à versão estável.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!