1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Widget de pesquisa do Edge

 

A Microsoft tem vindo a integrar várias novidades nas versões mais recentes do Edge, algumas das quais ainda estão em testes mas prometem melhorar drasticamente a forma como os utilizadores usam o navegador.

 

Os mais recentes testes que estão a ser feitos dizem respeito a facilitar a pesquisa. A versão mais recente do Edge Canary para Windows agora permite que os utilizadores possam criar um widget flutuante para realizar pesquisas na web mais rapidamente – além de aceder a algumas informações rápidas.

 

O novo widget de pesquisa pode ser colocado diretamente sobre qualquer aplicação que se encontre a ser usada, para rapidamente realizar cálculos ou pesquisas, bem como aceder a diferentes websites.

Existem diferentes formatos para o widget, que se adaptam ao que cada utilizador pretenda. O primeiro, e também o mais simples, será apenas o modo de pesquisa (o da imagem deste artigo). Neste apenas uma barra de pesquisa irá surgir sobre o ecrã, podendo ser arrastado para qualquer parte do ecrã.

 

esquema minimizado

 

Se for minimizado, surge como uma pequena “bolha” nas bordas do ecrã, onde se pode carregar para aceder rapidamente ao mesmo.

 

O segundo modo será o de “Esquema de Dashboard”, onde o widget alarga-se em tamanho para permitir apresentar mais informações ao utilizador – como o estado do tempo, notícias, entre outras informações.

 

esquema dashboard pesquisa edge

 

Por fim, o terceiro modo será o “Vertical”, onde o utilizador pode ter acesso a uma pequena janela flutuante. Neste modo é também possível colocar o widget como “fixo” na parte lateral do ecrã, onde permanece sobre todas as aplicações abertas – uma espécie de sidebar para o sistema, remanescente do que se encontrava no Windows Vista.

 

barra vertical Edge

 

Esta barra vertical, quando fixa, pode também ser ocultada automaticamente, ocupando assim menos espaço no ecrã quando não se encontre a ser usada.

 

barra edge pesquisa estilo sidebar

 

No final, esta funcionalidade sem dúvida que fornece uma opção extra para facilitar a pesquisa de conteúdos e obter mais informações rapidamente. A mesma ainda se encontra em desenvolvimento, e, portanto, pode vir a receber melhorias durante as próximas semanas – mas do que testamos, aparenta encontrar-se a funcionar perfeitamente.

 

De relembrar que a funcionalidade apenas se encontra disponível, por enquanto, na versão Canary do Edge, ainda sem previsões de quando vai chegar à versão estável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech