1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft logo sobre vidro

 

A Microsoft revelou hoje que vai começar a descontinuar várias versões mais antigas do .NET Framework que se encontram a usar tecnologias antigas.

 

A .NET Framework é um kit de desenvolvimento bastante usado para desenvolver apps baseadas na linguagem .NET, e usado em diversos sistemas baseados em Windows como base para a criação de apps ou websites.

De acordo com o comunicado da Microsoft, a empresa irá descontinuar o .NET Framework 4.5.2, 4.6, e 4.6.1 no dia 26 de Abril de 2022, sendo que os programadores que ainda tenham aplicações criadas nestas tecnologias são aconselhados a atualizarem para uma versão mais recente.

 

A partir desta data a Microsoft irá deixar de fornecer suporte e atualizações para o kit, com a exceção do .NET Framework 4.6, que ainda irá encontrar-se com o Windows 10 Enterprise LTSC 2015 – e como tal manterá o suporte até 2025.

 

Um dos motivos pelos quais a Microsoft se encontra a descontinuar estas versões do .NET Framework encontra-se relacionada com o facto que as mesmas ainda se encontram assinadas digitalmente com certificados baseados na encriptação SHA-1, que é considerada pela empresa como antiga e insegura.

Em 2015 foram descobertas várias falhas neste sistema de encriptação, que poderiam permitir aos atacantes criarem falsos certificados de entidades legítimas, e que poderiam ter a mesma validade que os emitidos por essas entidades.

 

A Microsoft também revelou recentemente que, a partir de 9 de Maio, todos os produtos e serviços da empresa irão passar a usar exclusivamente o sistema de certificados no algoritmo SHA-2, consideravelmente mais seguro nesse aspeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech