1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chiacoin discos ssd

 

A ChiaCoin tem vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos meses, e ainda mais agora que se encontra a começar a surgir em várias plataformas de conversão de criptomoedas. Um grande destaque desta criptomoeda encontra-se no facto que, invés de usar as gráficas para mineração, usa um meio mais “amigo” do ambiente, com os discos rígidos.

 

Devido a usar os discos invés de gráficas, nos últimos tempos tem vindo a ser verificado um aumento na procura de discos rígidos em diferentes mercados, tanto que existem alertas que os discos podem ser o próximo setor a verificar problemas de falta de stock – similar ao que se encontra atualmente com as placas gráficas.

 

No entanto, o uso de discos rígidos para mineração também possui os seus contratempos, e no caso da Chia, o resultado é numa duração consideravelmente reduzida da vida útil dos mesmos. Devido ao intensivo processo de leitura e escrita de dados, os discos acabam por ter a sua vida útil consideravelmente reduzida se usados de forma ativa 24/7.

 

Segundo os dados da empresa Fast Technology, um disco SSD de 512GB usado para mineração de Chia pode começar a verificar problemas em menos de 40 dias depois de ser usado pela primeira vez – ou seja, mesmo de dois um mês e meio após ser considerado como “novo”.

 

Isto é preocupante do ponto de vista que, normalmente, os discos SSD encontram-se previstos para terem um período de vida útil aproximado entre 3 a 5 anos, e a mineração desta criptomoeda encontra-se a diminuir consideravelmente este valor.

 

Para discos de maior capacidade ou mais robustos – considerados discos mais avançados no mercado, entre 1 a 2TB de capacidade – os mesmos podem ter uma duração de entre 3 a 6 meses no máximo. Ligeiramente superior aos discos de 512GB, mas, ao mesmo tempo, consideravelmente abaixo do que seria de esperar para um SSD desta capacidade.

 

Para o mercado em geral, estes resultados também possuem impacto. No final, quem realiza o mining de ChiaCoin vão começar a procurar cada vez mais discos no mercado, acabando por elevado os custos finais dos mesmos e diminuindo o stock existente para muitos revendedores. Tendo também em conta o preço crescente da ChiaCoin, muitos dos utilizadores que realizam o mining podem compensar rapidamente os custos das perdas dos discos com novos modelos – a menos que o valor da criptomoeda venha subitamente a cair.

 

De notar que a grande maioria dos fabricantes não fornecem garantia para discos que sejam usados em processo de mineração da ChiaCoin, e como tal estes discos vão acabar por ser também reciclados ou descartados como lixo eletrónico.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech