1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

oleodutos nos EUA

 

Numa altura em que os ataques ransomware continuam a aumentar drasticamente, um dos maiores oleodutos dos EUA foi agora vitima deste género de ataques, tendo paralisado praticamente toda a sua atividade e estando a preocupar as autoridades.

 

A Colonial Pipeline é uma das maiores operadoras de oleodutos nos EUA, e recentemente foi também a mais recente vítima de um ataque de ransomware, no qual terá sido comprometido um vasto conjunto dos seus sistemas informáticos. Os oleodutos da empresa transportam quase 45% do abastecimento de combustíveis para a costa leste do país, e encontra-se agora totalmente parado.

 

No passado dia 7 de Maio a empresa confirmou o ataque de ransomware, afirmando que as autoridades já se encontravam a investigar o mesmo. No mesmo dia, as atividades dos seus oleodutos foram encerradas como medida de prevenção, para evitar que os possíveis dados roubados dos sistemas da empresa pudessem ser usados pelos atacantes para atingir sistemas mais críticos da infraestrutura.

 

De acordo com a Bloomberg, o ataque terá sido realizado por um grupo conhecido como DarkSide, sendo que se estima que mais de 100GB de dados tenham sido roubados dos sistemas da empresa no espaço de apenas duas horas. Face à situação e também ao encerramento das atividades da empresa, o governo dos EUA decretou a situação de emergência regional, com vista a permitir continuar o fornecimento de combustíveis nas regiões afetadas.

 

De momento, a Colonial Pipeline ainda se encontra a averiguar os danos dos ataques, e ainda se desconhecem detalhes sobre os pedidos feitos pelos hackers sobre o esquema de ransomware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech