A administração de Donald Trump na Casa Branca pode estar com os dias contados, mas o presidente ainda possui poder para aplicar mais algumas entidades na lista de bloqueio – a mesma onde a Huawei se encontra também.
E de forma silenciosa, Trump coloca agora a empresa Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) nesta lista. A SMIC é uma das maiores fabricantes de chips na China, sendo que o governo de Trump afirma que a mesma possui ligações com os militares chineses.
Esta decisão surge depois de, faz alguns meses, o governo ter começado a requerer às entidades americanas uma licença especial para trabalharem diretamente com a SMIC, citando que a mesma coloca em risco a “segurança nacional” e a privacidade dos utilizadores, devido às suas ligações com as autoridades militares na China.
Esta medida, além de impedir que as entidades norte-americanas usem tecnologias da SMIC, também impede que a própria empresa use qualquer tecnologia proveniente de entidades nos EUA – o que também irá ter impacto na produção de novos chips para o mercado num futuro próximo.
Apesar de várias entidades chinesas terem vindo a tentar reduzir a sua dependência dos EUA, muitas das mesmas ainda necessitam de tecnologias e patentes que estão associadas a entidades no continente para manterem as suas atividades normais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!