1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bandeira dos EUA com bandeira da China

 

A administração do presidente Donald Trump decidiu colocar em pausa algumas das sanções impostas à China, numa aparente tentativa de demonstrar "boa vontade" e reaquecer as negociações com Pequim. A informação, avançada pelo Reuters, sugere que a medida visa também pressionar a realização de um encontro entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, ainda durante este ano.

 

Fontes do Departamento de Comércio dos EUA confirmaram ter recebido novas diretrizes, que instruem a "evitar medidas duras contra a China", embora não tenham sido especificados quais os controlos ou sanções que foram suspensos. Até ao momento, nem a Casa Branca nem o Departamento de Comércio prestaram declarações oficiais sobre o assunto.

 

Um gesto de "boa vontade" com a tecnologia como trunfo

 

Um dos efeitos mais imediatos e significativos desta nova abordagem é a autorização para que a NVIDIA retome a venda de chips para o mercado chinês. Este "gesto de boa-fé" foi, inclusivamente, utilizado como um trunfo pelos negociadores norte-americanos na mais recente ronda de conversações com os seus homólogos chineses.

 

Em contrapartida, os Estados Unidos terão conseguido que a China retomasse o comércio de terras raras, materiais essenciais para diversas indústrias tecnológicas. Esta troca de concessões marca um novo capítulo nas complexas relações comerciais e tecnológicas entre as duas maiores economias do mundo.

 

Críticas internas alertam para os riscos na área da Inteligência Artificial

 

Apesar dos aparentes ganhos diplomáticos, estas concessões à China estão a gerar um forte descontentamento em Washington. Congressistas e analistas de segurança manifestaram a sua preocupação com a decisão da administração Trump.

 

Um grupo liderado por Matt Pottinger, antigo vice-conselheiro de segurança nacional, prepara-se para enviar uma carta formal ao secretário de Comércio, Howard Lutnick, alertando para as consequências da medida. Segundo este grupo, a decisão representa "um passo em falso estratégico que põe em risco a vantagem económica e militar dos Estados Unidos em Inteligência Artificial".

 

A controvérsia adensa-se pelo facto de algumas destas alterações nas políticas de sanções necessitarem de aprovação por parte do Congresso dos Estados Unidos, onde muitos parlamentares já criticam o que consideram ser um "excesso de boa vontade" por parte do governo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech