1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

fediverso

 

Como recentemente o TugaTech publicou, existe uma rede completa que vai além do que se encontra no Facebook, Twitter, Instagram e afins, que se foca tanto na liberdade de expressão como na privacidade dos utilizadores.

 

Esta plataforma encontra-se assente sobre o Fediverso, que hoje celebra o seu 13º aniversário. Em 2008, o programador Evan Prodromou começava a desenvolver o que viria a ser a primeira plataforma do Fediverso, a identi.ca. Na altura, esta plataforma apenas se encontrava sobre uma instância, e ainda existiam poucas instâncias publicas criadas de outras redes – mas desde então a rede tem vindo a alargar-se consideravelmente.

 

Hoje em dia é possível encontrar instâncias dos mais variados formatos e para as mais diversas atividades – não apenas para criar redes sociais, mas também para plataformas de vídeo ou blogs. Uma das mais populares em Portugal encontra-se sobre o Mastodon e Pleroma, cada uma com as suas particularidades mas que contam com uma comunidade ativa e uma interface similar ao que se encontra no Twitter.

Pode verificar o nosso artigo sobre a rede Mastodon para avaliar como começar a usar a mesma.

 

De acordo com os dados do portal “the-federation”, existem atualmente mais de 9576 instâncias, com mais de 4 494 638 utilizadores ativos, em mais de 67 projetos diferentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech