1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

processador cpu intel

 

A tecnologia encontra-se a evoluir a largos passos, e não é invulgar nos últimos tempos ouvirmos termos como processadores de 7 nm, 5nm, ou até mesmo os mais recentes 3nm.

 

Os nanómetros são o termo que tem vindo a ser ao longo dos anos usados para representar a arquitetura de todos os chips mais recentes no mercado, dizendo respeito ao tamanho dos semicondutores em cada processador.

 

A TSMC afirma que os seus primeiros chips de 3nm devem começar a chegar ao mercado em 2022, o que será surpreendente tendo em conta os problemas que também tem vindo a ser verificados no mercado face à escassez de chips no mercado.

A IBM, por sua vez, fala já da possibilidade de chips em 2nm. Portanto, será apenas uma questão de tempo até que se tenha de começar a falar também de 1nm… ou menor ainda.

 

No entanto, com valores cada vez mais baixos, começamos também a aproximar da próxima evolução. Qual é o próximo valor da escala? É aqui que entram os angström.

Ainda deverá faltar algum tempo até que possamos ouvir falar de chips fabricantes em angström, no entanto, esta será a próxima escala que deverá ser usada nos chips do futuro. O mesmo expressa-se com a letra sueca Å, e basicamente, 1 Å corresponde a cerca de 0.1 nm.

 

Obviamente, existe a possibilidade que o mercado venha a manter-se na mesma com os nanómetros quando finalmente passarmos a barreira dos 1 nm ou inferiores, só que apelidando invés disso como 0,5 nanómetros ou similar. Seja como for, será algo que ainda deve demorar alguns anos a acontecer…

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech