Vai ficar mais complicado para as aplicações no Android rastrearem as atividades dos utilizadores que tenham desativado a recolha de informações no sistema, e sobretudo a interligar atividades dos mesmos entre diferentes apps ou até dispositivos.
Cada utilizador do Android encontra-se associado a um ID especifico de publicidade, que permite aos anunciantes associarem o mesmo entre diferentes plataformas e apps para apresentar publicidade relevante aos mesmos. Este ID não fornece nenhuma informação especifica para os anunciantes sobre os utilizadores, e apenas indica que dispositivo X possui um utilizador que gosta de determinados temas ou acede a determinados sites.
Obviamente, os utilizadores podem ter a capacidade de desativar esta recolha de dados, bloqueando a mesma. No entanto o ID dos mesmos ainda se mantêm inalterado – apenas com a indicação para os anunciantes que não será recolhida informação personalizada.
No entanto, a Google pretende melhorar esta funcionalidade para garantir ainda mais privacidade dos utilizadores – e agora, o ID vai ser completamente reformulado quando a personalização se encontra desativa.
Invés de continuar a fornecer o ID, os anunciantes agora devem receber um ID “nulo”, composto por um conjunto de zeros. Isto deverá tornar consideravelmente mais difícil a tarefa de tentar associar um ID a diferentes utilizadores, mesmo quando a personalização de publicidade tenha sido desativada.
As alterações esperam-se vir a ser aplicadas no “final de 2021” de acordo com a Google. Em situações onde o ID era usado para outras atividades além da personalização de publicidade, a Google refere que se encontra a trabalhar em soluções alternativas para esse caso.
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