1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 12

 

Um dos grandes focos que a Google pretende dar sobre o novo Android 12 encontra-se a nível da privacidade, e isso é possível de se verificar em todas as novidades que foram reveladas sobre o sistema centradas neste tema.

 

Uma grande parte do evento de revelação do Android 12 foi passado a destacar as novidades que podem ser esperadas por esta versão a nível de controlos de privacidade e do controlo que os utilizadores podem ter no sistema.

 

Para começar, o Android 12 vai receber um novo “Centro de Privacidade”, que irá permitir aos utilizadores terem acesso detalhado a todos os dados que foram recolhidos do sistema e quais as apps que os acederam. Ao abrir este centro, são fornecidos os resumos das últimas recolhas de dados realizadas nas últimas 24 horas, bem como dos acessos feitos ao microfone e câmara pelas diferentes aplicações.

 

centro de privacidade Android 12

 

Este Centro de Privacidade irá permitir verificar a recolha não apenas das apps de terceiros, mas também das próprias apps da Google que estejam pré-instaladas no sistema – ou até de apps dos fabricantes.

 

Android 12 recolha de dados

 

Além disso, será possível controlar mais rapidamente as permissões de uma determinada app, por exemplo, caso se pretenda reduzir a recolha de dados que a mesma realiza.

 

Android 12 limitar recolha câmara e microfone

 

Outra novidade encontra-se focada para quem possui receio sobre a recolha de dados pela câmara e microfone em segundo plano. O Android 12 vai contar com uma nova opção que permitirá aos utilizadores bloquearem o acesso à câmara e microfone, evitando assim que apps de terceiros possam recolher dados das mesmas.

Esta funcionalidade bloqueia o acesso de forma geral – ou seja, evita-se de ter de controlar o acesso “por app”, sendo aplicado em formato geral a tudo o que esteja instalado no sistema.

 

localização aproximada no Android 12

 

A nível da localização, o Android 12 também vai introduzir algumas novidades. Normalmente, quando uma app requer o acesso às permissões de localização, passa a ter acesso ao local exato onde o utilizadores se encontre. Isto pode ser útil certamente, em apps como o Google Maps.

 

No entanto, para uma app de meteorologia, por exemplo, não existe necessidade de dar a conhecer o local exato do utilizador. Com isto em mente, o Android 12 vai contar com um novo sistema de localização aproximada, que fornece à aplicação um local aproximado em redor do utilizador – numa área mais abrangente, controlável pelos utilizadores.

 

Por fim, o Private Compute Core for Android também recebeu algumas melhorias. Este sistema encontra-se na base do Android, e usa Inteligência Artificial para garantir mais proteção para os dados dos utilizadores. Na nova versão do Android este sistema passa a encontrar-se numa secção separada do resto do sistema operativo – o que deve garantir mais segurança em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech