Não existem dúvidas que o Google Chrome é um dos navegadores mais usados a nível mundial, e um dos motivos de tal encontra-se nas funcionalidades e desempenho que o mesmo fornece para os utilizadores.
Recentemente a empresa tem vindo a implementar algumas novidades no navegador, focadas em tornarem o mesmo mais simples de usar e ainda mais rápido, no entanto, encontra-se agora a ser desenvolvida uma que também promete melhorar a privacidade dos utilizadores.
De acordo com os rumores mais recentes, a Google encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade apelidada de “Privacy Guide”, ou Guia de Privacidade. Esta nova função iria dar mais controlo aos utilizadores sobre a sua privacidade durante o uso do navegador, nomeadamente nas funcionalidades que são integradas no mesmo e quais os dados que são enviados para a Google no processo.
O portal Techdows, que revelou a descoberta da funcionalidade, afirma que a mesma foca-se em fornecer mais detalhes sobre a forma como os dados dos utilizadores vão ser usados para as diferentes funções do navegador, dando a possibilidade de cada um escolher ativar ou não os mesmos.
Por exemplo, este novo Guia fornece detalhes sobre como os dados são sincronizados com os servidores da Google e quais os conteúdos enviados. O foco parece ser para os utilizadores com menos conhecimento sobre como estas funcionalidades realmente funcionam, mas que ainda pretendam alguma privacidade extra.
Para quem pretenda testar este novo guia, a mesma pode ser ativada pela flag chrome://flags/#privacy-review, nas mais recentes versões do navegador. De notar, no entanto, que a disponibilidade parece estar limitada apenas a alguns utilizadores, portanto nem todos poderão verificar o novo Guia - espera-se que venha, no futuro, a ser integrado diretamente no navegador sobre a sua versão final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!