1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome

 

O Google Chrome pode não ser um dos navegadores mais focados em privacidade que existe, ainda mais tendo a Google por detrás do mesmo, no entanto a empresa tem vindo a tentar implementar funcionalidades que prometem mais privacidade no final.

 

A empresa começou a testar uma nova tag que vai permitir garantir mais privacidade e controlo sobre os dados que os sites podem aceder. Atualmente os navegadores permitem que conteúdos em iFrames – como vídeos do YouTube – possam comunicar diretamente com o site onde se encontram integrados.

 

Esta funcionalidade permite, por exemplo, que seja realizada a recolha de dados mesmo que os utilizadores não se encontrem no site final onde esse conteúdo se encontra. No exemplo do YouTube, um vídeo num site de terceiros embutido no mesmo pode continuar a recolher informações do utilizador – e saber exatamente onde o utilizador está a ver o vídeo.

 

No entanto, a Google pretende agora evitar isso, ao colocar as iframes isoladas entre si. Ou seja, nas recentes versões do Chrome a empresa encontra-se a testar uma nova funcionalidade que vai impedir os sites em iframes de acederem a dados fora desse local – e nomeadamente, de recolherem dados dos utilizadores nos sites onde estes se encontrem.

 

Teoricamente, esta funcionalidade deve garantir mais privacidade, já que impede a recolha de dados externos. Os dois sites não podem trocar informação entre si, e dessa forma, os conteúdos nos mesmos não são partilhados, garantindo mais privacidade para os utilizadores no final.

 

A funcionalidade ainda se encontra numa fase de testes, e por enquanto apenas de forma interna da empresa sem a capacidade de integrar a nova tag para o público em geral. Espera-se que os testes comecem sobre a versão Canary do Chrome em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech