1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Blackberry OS

 

Em tempos, a marca Blackberry foi uma das mais reconhecidas no mercado dos dispositivos portáteis, mas com o surgimento dos smartphones, esta nunca conseguiu atingir a popularidade que teve em tempos.

 

A queda foi tão drástica que, em 2016, a empresa revelou que se iria focar apenas em desenvolvimento de software no mercado, deixando de lado uma geração de produtos de hardware que deram as bases para muito o que se conhecida dos telemóveis da altura.

 

Mesmo que a empresa tenha deixado de produzir smartphones, esta ainda mantinha muitos dos seus serviços associados com o seu sistema operativo dedicado… ou mantinha, tendo em conta agora a confirmação da empresa para o encerramento de várias plataformas.

 

Em comunicado, a Blackberry confirmou que vai começar a encerrar o suporte ao Blackberry 7.1 OS e a versões mais antigas, bem como a vários serviços associados com o Blackberry 10. O encerramento dos serviços encontra-se previsto de ser realizado a 4 de Janeiro de 2022, sendo que a empresa alerta que muitas das funcionalidades principais dos dispositivos irão encontrar-se indisponíveis a partir desta data.

 

A empresa afirma que uma longa lista de aplicações e software vão ser afetadas negativamente, ou deixar de funcionar de todo sem acesso aos dados da plataforma. Entre a lista de softwares que vão deixar de funcionar encontra-se o conhecido BlackBerry Messenger (BBM), BlackBerry Link e BlackBerry Password Keeper.

 

Além disso, a empresa alerta ainda para o facto que, com a desativação, alguns dos serviços básicos dos equipamentos também podem ser afetados, entre os quais se encontra a capacidade de realizar chamadas ou até mesmo contactos de emergência – o que será estranho de verificar, tendo em conta que estes apenas são respeitantes à rede móvel, mas aparentemente possuem uma forte interligação com o sistema da Blackberry.

 

A recomendação para quem ainda tenha dispositivos com estes sistemas será transitar para uma solução mais recente ou uma alternativa – possivelmente quem tenha estes equipamentos não deverá encontrar-se a usar os mesmos no dia a dia, mas ainda será importante de se preparar para a mudança.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech