Recentemente começou a surgir pela Internet a primeira build de desenvolvimento do Windows 11, o que será a próxima geração do sistema operativo da Microsoft. Apesar de a build ainda estar em desenvolvimento, deixa desde já alguns detalhes sobre o que poderemos esperar para o futuro.
Uma das questões que agora se levanta será como a Microsoft irá processar o upgrade para a nova versão: será pago? Gratuito? Necessitamos de reinstalar o sistema?
As questões ainda não são de resposta clara, mas caso a Microsoft venha a manter a tendência, poderemos vir a ter a possibilidade de realizar o upgrade gratuito do Windows 10 para o 11 – algo similar ao que aconteceu na altura em que o Windows 10 foi primeiro lançado, onde os utilizadores podiam realizar o upgrade gratuito durante cerca de dois anos (na verdade, esse upgrade gratuito ainda hoje se mantêm ativo).
Alem disso, esse upgrade entraria também na ideia da empresa em transformar o Windows numa versão gratuita "para sempre", e converter o mesmo mais num "serviço" do que propriamente num sistema faseado entre diferentes versões.
Mas o mais interessante será que esse upgrade pode surgir até mesmo para quem tenha versões mais antigas do Windows.
De acordo com o portal XDA-Developers, existem indícios que a Microsoft poderá vir a permitir aos utilizadores do Windows 7 e 8.1 realizarem também o upgrade gratuito para o sistema mais recente. Ou seja, até mesmo quem esteja nas versões mais antigas do Windows, poderão brevemente vir a conseguir realizar o upgrade para esta nova versão sem qualquer custo.
Quanto aos utilizadores do Windows 10, espera-se que estes venham também a ter a mesma possibilidade, embora ainda se desconhece como a Microsoft vai fornecer esse upgrade. É possível que uma atualização pelo Windows Update seja possível de iniciar a tarefa, ou então os utilizadores poderão ter de confirmar manualmente que pretendem o upgrade.
Seja como for, estas questões devem ser resolvidas no evento que a Microsoft está a preparar para o dia 24 deste mês.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!