1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

conectado

#1 Como são "recolhidos" os IP's pela ACAPOR - em Qui 7 Abr 2011 - 23:27

DJPRMF

Administrador
avatar
Nos últimos meses temos vindo a ver as acções por parte da ACAPOR de entregar 1000 IP's de presumiveis piratas da Internet, residentes em Portugal.
Muito se discutem acerca da legalidade destes factos. 

Por isso mesmo, o TugaTech decidiu investigar um pouco e recebemos, de uma fonte anónima da parte da ACAPOR, os métodos que serão possíveis de estar a ser utilizados.


1º Método - Torrents

Quando se descarrega um torrent na Internet, a maioria dos programas que gere as ligações envia o seu IP para o servidor. E esses IP´s estão visíveis publicamente.
A titulo de exemplo, o programa utorrent coloca o IP de todos os utilizadores que estejam a fazer o download de um ficheiro, bem como o upload.

Segundo a nossa fonte, a equipa da ACAPOR faz diversas pesquisas em diferentes sites de torrents online, onde procura depois por um torrent que infrinja os direitos de autor.
O processo seguinte consiste em verificar, dentro dessas ligações, quais os IP´s nacionais e regista-los.



2º Método - Sites de partilha de conteúdos

O segundo método, referido pela nossa fonte, garante que a equipa da ACAPOR utiliza os sites nacionais de partilha de conteúdos ilegais para procurar utilizadores, regista-los e efectuar um pouco de pesquisa sobre os mesmos.
Ou seja, a ACAPOR estaria a procurar em sites de partilhas de conteúdos ilegais, com utilizadores Portugueses, onde efectua depois uma pesquisa sobre diversos detalhes, como o nome de utilizador, email, e outras informações que estão visíveis publicamente.

A nossa fonte refere também que este método é o menos utilizado, devido sobretudo a pouca probabilidade de sucesso e ao tempo consumido pela pesquisa.



Apesar da nossa fonte ser bastante fiável, não podemos dar detalhes acerca de mais métodos ou se estes são todos os procedimentos efectuados. 
A confirmar estes métodos, resta saber até que ponto serão legais e possíveis de ser utilizados numa condenação judicial pelo Sistema Português.

Para finalizar, advertimos que o TugaTech é apenas uma comunidade online e que contamos com rigor jornalístico nas nossas noticias e artigos, por isso mesmo, e para evitar possíveis problemas com as entidades envolvidas, não pudemos ser acusados, de qualquer modo, por divulgarmos esta informação publicamente. 
A fonte utilizada para este artigo permanece anónima sob o ponto de vista jornalístico.


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#2 Re: Como são "recolhidos" os IP's pela ACAPOR - em Qui 7 Abr 2011 - 23:32

MoisesPT

Designer
avatar
Tramados estão aqueles que a lei contornam.

Ver perfil do usuário http://vmoisesp.pt https://www.facebook.com/vmoisesp mhyper_mhyst

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech