As novas regras da Google para a Play Store parecem estar a ter resultados positivos, pelo menos é isso que os dados mais recentes apontam.
De acordo com os dados mais recentes, durante a primeira metade de 2021, foram removidas da Play Store quase 115.000 aplicações, o que representa uma queda substancial neste período faz quase três anos.
A queda no número de aplicações removidas é algo positivo, pois indica que também foram enviadas para a plataforma menos apps maliciosas ou contra os termos da mesma – em parte devido à Google ter prevenido o envio das mesmas antes até destas ficarem disponíveis para download.
Entre Janeiro e Abril foram removidas 58.000 apps da Play Store, com Maio a registar mais de 65.000 apps removidas. Os dados apontam ainda que existem mais de 2.8 milhões de apps na Play Store, o que representa uma queda face aos 3 milhões disponíveis em Setembro de 2020.
A maior queda no número de aplicações disponíveis na Play Store aconteceu em 2018, quando o valor passou de 3.6 milhões para cerca de 2.8 milhões.
Um dos motivos para o elevado número de apps removidas em Maio pode dever-se às novas regras que a Play Store aplicou nesse mês, onde apps com nomes enganadores e imagens passam agora a ser consideradas proibidas – e as existentes foram, portanto, removidas da plataforma.
De notar que o controlo de qualidade pelas apps na Play Store tem vindo a ser um problema que a Google enfrenta praticamente desde que a plataforma se encontra disponível. As novas regras agora aplicadas certamente que podem ajudar a manter esse controlo, mas ainda existe trabalho para ser feito – e encontra-se longe de tornar a Play Store um local perfeito.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!