1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Asteroide da NASA

 

O asteroide conhecido como Bennu tem vindo a ser bastante analisado nos últimos anos, o que permite aos cientistas terem cálculos regulares sobre a trajetória do mesmo. O mesmo já passou “próximo” da Terra em 1999, 2005 e a última vez em 2011.

 

O asteroide possui cerca de meio quilometro de largura, sendo que os dados mais recentes agora deixam algumas previsões para a futura rota – e existe uma ínfima possibilidade que o mesmo venha a embater com o planeta no futuro.

De acordo com a NASA, a rota do asteroide poderá vir a colocar-se em colisão com a Terra daqui a cem anos, em 2135. Neste ano, concretamente a 24 de Setembro, o asteroide irá passar a 110 mil quilómetros da Terra, que é um dos valores mais baixos de sempre a ser atingido.

 

Com esta passagem, o efeito gravitacional da Terra pode ser sentido no asteroide, colocando-o mais perto de embater com o planeta. A confirmar-se a mudança da rota, isso deve acontecer em 2182. Os cientistas afirmam que existe uma probabilidade de 1 em 2700 de colisão com a Terra entre os anos de 2135 e 2300.

 

Tudo dependerá do que vai acontecer em 2135, sendo que ainda se encontra algo distante para ter certezas concretas, mas os investigadores tiveram já de rever a sua probabilidade de colisão com o planeta.

O risco de colisão passa assim dos anteriores 1 em 2700, ou seja, 0,037%, para 1 em 1750, ou seja, 0,057%. É importante referir que isto ainda indicar que existe uma elevada probabilidade do asteroide não colidir realmente com o planeta Terra – de 99,94%.

 

De relembrar que a NASA lançou a sonda OSIRIS-REx para analisar especificamente este asteroide, e tem vindo a revelar-se fundamental para os dados recolhidos sobre o mesmo e para as análises do futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech