1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Asteróide no espaço

 

O espaço é vasto, e possui um grande potencial de objetos desconhecidos pairarem no mesmo – alguns dos quais podem estar em rota de colisão com planetas, mesmo que isso demore anos até acontecer.

 

A Terra não é exceção, e recentemente um nome começou a ganhar algum destaque. A NASA confirmou que se encontra a vigiar um asteroide, que tendo em conta a rota atual, pode chocar com a Terra em meados de 2046.

Apesar de a European Space Agency (ESA) afirmar que não existem razões para ter receio, a NASA encontra-se a monitorizar a rota do novo asteroide.

 

O asteroide ficou conhecido como 2023 DW, e foi descoberto pela ESA em 26 de Fevereiro de 2023. Este conta com 50 metros de altura, e tendo em conta a trajetória atual, possui 1 em 607 possibilidades de embater na Terra. Os cientistas estimam que este deve passar pela Terra em 2046.

 

Apesar de a ESA garantir que o risco de embate com o planeta ser relativamente reduzido, a NASA encontra-se agora a monitorizar ativamente o mesmo.

Em parte, isto deve-se ao potencial que o asteroide possui para causar problemas para o planeta Terra. Este risco é calculado no que é conhecido como escala de Torino. Atualmente existem 1448 asteroides em monitorização dentro desta escala com o valor de 0. O "2023 DW" é o único que se encontra no valor de 1 – com o risco de embate.

 

Ambas as entidades devem continuar a monitorizar as atividades do mesmo, de forma a identificarem a possível trajetória ao longo do tempo. Apesar de ainda faltar muito tempo até 2046, certamente que será importante de reconhecer os potenciais perigos com bastante antecedência.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech