A Google tem vindo a melhorar consideravelmente as funcionalidades de privacidade no Android 12, e foi recentemente introduzida uma nova focada em quem pretenda manter a sua localização mais secreta.
No passado, os utilizadores apenas poderiam permitir ou negar a recolha de informação relativa à localização, algo que cada app poderia requerer se necessário. No entanto, com o Android 12, a Google encontra-se a disponibilizar uma nova opção que permite dar uma “localização aproximada”.
Basicamente, este novo sistema não dá às apps acesso direto à localização real, mas sim a um ponto fictício que pode ser aproximado ao do utilizador – mas não exato. Este ponto pode ter uma variação de várias centenas de metros, o que no final deve garantir mais privacidade para os mesmos.
De notar que esta funcionalidade não afeta apps que necessitem de localização em tempo real, como é o caso de apps de navegação. Nestas ainda será dada a possibilidade dos utilizadores terem a recolha da localização exata.
Nos restantes casos é que poderá ser fornecida apenas uma localização aproximada, invés da real, para garantir mais privacidade sobre o que cada app recolhe.
Esta mudança certamente que se encontra centrada na ideia da Google em fornecer um sistema mais privado, e também se encontra adaptada para a tendência de muitos utilizadores de começarem a ter mais em conta a sua privacidade online. Como indicado, a mesma deverá encontrar-se disponível sobre a versão final do Android 12, que está prevista de chegar ainda durante este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!