O sistema KaiOS é usado em dispositivos de entrada de gama, sobretudo modelos de telemóveis simples para países onde smartphones não são vulgares ou baratos. Este é baseado no Android, e oferece algumas funcionalidades para quem pretenda apenas algo “que funcione”.
No entanto, ainda assim o KaiOS conta com alguns recursos interessantes, como é o caso do suporte ao Google Assistente. Isto permite que o sistema suporte um vasto conjunto de comandos de voz, que tornam o uso do sistema consideravelmente mais simples – sobretudo tendo em conta o foco dos dispositivos para este sistema.
No entanto, a partir de hoje esta funcionalidade torna-se consideravelmente mais limitada. De forma inesperada, o Google Assistente no KaiOS perdeu a capacidade de receber comandos de voz para enviar mensagens de texto ou realizar chamadas.
De acordo com um comunicado da Nokia, uma das empresas que fornece dispositivos baseados em KaiOS, a mudança deve-se a alterações na API de funcionamento da Google, que impedem o uso dos comandos sobre dispositivos neste sistema.
Esta é uma perda considerável, sobretudo no sistema de comandos de voz para envio de mensagens. Muitos utilizadores usavam o Google Assistente como forma de escrever mensagens mais rapidamente, invés de se usar os antigos teclados T9.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!