1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google RCS

 

A aplicação de Mensagens da Google conta com uma útil funcionalidade de RCS, que é considerado o futuro das mensagens SMS. Este sistema usa dados móveis ou wi-fi para criar um sistema de mensagens em tempo real com melhorias face às tradicionais SMS – como é o caso de ser possível enviar imagens, sons, ver quando se responde, etc.

 

Basicamente, trata-se de uma plataforma rival do iMessage da Apple. No entanto, parece que alguns utilizadores estão a ter algumas dores de cabeça para configurar e usar este sistema, ao ponto que podem estar a perder mensagens SMS.

De acordo com o portal Android Police, vários utilizadores tem vindo a reportar que o sistema de RCS da Google encontra-se com alguns problemas nos últimos dias, onde as mensagens não chegam a ser enviadas ou recebidas por quem tenha este sistema ativo.

 

O problema parece estar associado com a ativação deste serviço. A ativação do RCS é feita pela app da Google de Mensagens, e os utilizadores necessitam  de validar os seus números de telefone para poderem usar o mesmo – supondo também que a operadora suporta a funcionalidade.

No entanto, ao que parece, nos últimos dias este sistema tem estado a falhar, com números que eram verificados a deixarem de ficar aleatoriamente. O problema agrava-se com o facto que este erro pode acontecer de forma aleatória, fazendo com que os utilizadores percam mensagens enviadas pelo sistema.

 

O problema também se verifica quando é feita a tentativa de envio de mensagens, com as mesmas a permanecerem pendentes e a não serem efetivamente enviadas – ou o envio a ocorrer apenas várias horas mais tarde.

 

número pendente de validação RCS

 

Nos fóruns de suporte da Google existe um vasto conjunto de utilizadores com o mesmo problema. Entre algumas das soluções propostas encontra-se a reverificação do número de telefone, a partir das Definições > Funcionalidade de chat. A desativação/ativação da funcionalidade também pode ajudar.

 

A Google parece estar, no entanto, ciente destes problemas, tendo garantido uma solução para breve. Mas, por enquanto, se acha que está a perder mensagens devido a este sistema, talvez seja melhor verificar se o mesmo está realmente ativo e funcional.

prodrigues

Mensagem Qui 2 Set 2021 - 10:23 por prodrigues

Pois eu também fui afectado e continuo a estar, conhecendo outras situações.

 

Como se apresenta o problema:

 

# Temos wifi ou dados móveis ligados e a sms é enviada por uma destas ligações. O destinatário não tem wifi ou dados móveis não recebe o sms;

 

# Não temos wifi ou dados móveis e o sms não é enviado.

 

Pode-se definir em cada contacto que o sms a enviar a este seja pela forma tradicional... mas isto não é solução.

 

Então em "mensagens-definições-funcionalidade de chat-ativar funcionalidade de chat" > defini para desligado.

 

O que indica esta funcionalidade: "Utilize Wi-Fi ou dados móveis para enviar mensagens quando disponível" > ora, como descrevi,não tendo wifi ou dados móveis a sms não é enviada... entendo que uma sms enviada pelo wifi ou pelos dados móveis não possa ser recebida por alguém que não tem um destes... não entendo porque a msg não é enviada de forma tradicional se não temos um dos dois.

As mensagens de Chat, quando não são enviadas por falta de wi-fi/dados, é automaticamente passada para o envio via SMS - possivelmente nem deve ter de fazer nada. No entanto, se quiser sempre enviar SMSs, deve desativar a funcionalidade de chat.

DJPRMF escreveu:As mensagens de Chat, quando não são enviadas por falta de wi-fi/dados, é automaticamente passada para o envio via SMS - possivelmente nem deve ter de fazer nada. No entanto, se quiser sempre enviar SMSs, deve desativar a funcionalidade de chat.

 

Supostamente por falta de wifi/dados móveis deveria, automaticamente, fazer o envio por sms... mas não está a fazer. > A aguardar pela ligação, toque para aceder às opções. <  Por mim está resolvido...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech