A Google tem vindo a melhorar a sua aplicação de Mensagens para Android, com vista a suportar novas funcionalidades para as comunicações RCS. E ao que parece, uma das novidades que pode vir a surgir em breve na aplicação iria permitir editar mensagens depois de enviadas.
Esta funcionalidade é algo que se encontra disponível em várias aplicações de conversa, como o Telegram, WhatsApp e recentemente o Messenger. Mas neste caso, iria começar a ser integrada também na app nativa de mensagens da Google, permitindo aos utilizadores editarem as mensagens depois de serem enviadas via RCS.
Segundo o portal TheSpAndroid, a mais recente versão Beta da app de Mensagens da Google conta com algumas tags no seu código que indicam essa possibilidade. Nomeadamente com a indicação de:
- bugle.enable_edit_ui
- bugle.load_edit_history
- bugle.process_outgoing_edits
- bugle.process_incoming_edits
A primeira tag no código parece indicar que vai existir uma Interface para a edição das mensagens, enquanto que a segunda tag sugere a existência de uma lista de alterações feitas nas mensagens, que os utilizadores poderiam verificar.
As edições seriam guardadas dentro da conversa, sendo que os utilizadores poderiam aceder a todas as mudanças feitas na mensagem, bem como o período em que tal aconteceu.
De notar que a funcionalidade de edição de mensagens não é uma funcionalidade nativa do standard do RCS, como definido pela GSMA. No entanto, isso não será certamente um impeditivo para a funcionalidade chegar junto dos utilizadores – faz alguns anos que a empresa lançou o suporte para mensagens encriptadas ponta-a-ponta quando essa tecnologia não faz parte do RCS.
Infelizmente ainda se desconhece quando esta novidade irá encontrar-se disponível para os utilizadores finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!