O Facebook deixou um pedido de desculpas público depois de ter incorretamente classificado um vídeo publicado na plataforma e contendo um homem negro como sendo de “Primatas”.
De acordo com o portal The New York Times, um vídeo recentemente publicado pelo Daily Mail e contendo uma entrevista a um homem negro, foi recentemente classificado pelo sistema de Inteligência Artificial da plataforma como sendo de Primatas, sugerindo aos utilizadores se pretendem continuar a ver outros vídeos de tal.
Em comunicado, o Facebook lamentou esta classificação, que terá sido considerada um erro inaceitável pelo sistema de identificação da rede social. Além disso, a rede social sublinha ainda que irá melhorar o sistema para prevenir que casos similares possam voltar a acontecer no futuro.
Infelizmente, sistemas de reconhecimento automático de conteúdos tendem a ter falsos positivos, e classificações a nível de género ou identidade dos intervenientes nos vídeos é um problema que vai muito além de ser apenas no Facebook. Enquanto que é algo bastante simples de classificar para um ser humano, por vezes para um sistema automático essa capacidade é consideravelmente mais difícil.