1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Chia criptomoedas

 

A Chia foi uma das criptomoedas que ganhou destaque no mercado, sobretudo por se apelidar como uma alternativa “verde” a nível de mineração. Invés de usar as gráficas para as atividades de mineração, esta criptomoeda usa a capacidade dos discos rígidos para a mesma atividade.

 

Depois de um lançamento de grande sucesso, que causou mesmo a falta de stock de discos rígidos em alguns mercados, agora a criptomoeda encontra-se numa queda considerável de valor, tendo caído mais de 15% do valor máximo atingido faz cerca de três meses. Obviamente, isto tem vindo a fazer com que muitos mineradores da criptomoeda estejam agora a abandonar a mesma.

 

Derivado disto, e de acordo com um estudo do portal VNExpress, o mercado encontra-se agora a ser inundado com discos rígidos que se fazem passar por novos, quando na realidade foram usados para tarefas de mineração da Chia.

A tarefa de mineração da Chia é bastante intensiva para os discos, sejam mecânicos ou SSD – e a grande maioria que investiu em discos para esta tarefa usou discos SSD. Portanto, a vida útil dos mesmos encontra-se consideravelmente reduzida derivado deste uso.

 

No entanto, com vista a obter rendimento do hardware, muitos mineradores de Chia estão agora a vender os seus discos a preços “como novos”. O objetivo será obter dinheiro do hardware antigo para que possa ser investido em outras criptomoedas mais rentáveis para os mesmos – e possivelmente em hardware focado para mineração das mesmas.

 

No entanto, para os consumidores isto deixa potencial para enganos. Um consumidor pode estar a pensar adquirir um disco “como novo”, quando na verdade o mesmo foi usado de forma intensiva para mineração da Chia, tendo a sua vida útil consideravelmente reduzida. E, a piorar esta situação, em muitos casos é difícil de averiguar se um disco foi ou não realmente usado para essa atividade, mesmo com a informação SMART do disco acessível.

 

De momento as vendas desta forma parecem focadas na China, mas não será de estranhar que venham também a surgir noutros mercados em breve, sobretudo tendo em conta que, devido à popularidade da Chia, muitos começaram a adquirir discos para uso neste sentido em diferentes mercados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech