Os discos SSD são praticamente a norma em todos os sistemas atuais, fornecendo excelentes desempenhos para os utilizadores – e estão cada vez mais baratos para serem uma alternativa a considerar aos discos mecânicos tradicionais.
No entanto, de acordo com um estudo da empresa TrendForce, as vendas dos discos SSD encontram-se agora a cair.
Segundo os dados, as unidades de SSD enviadas para o mercado caíram 10.7% em 2023, comparativamente ao ano anterior. Esta queda não é justificada pela falta de componentes no mercado, problema que foi entretanto resolvido, e não afeta atualmente as entregas de novos discos aos consumidores.
Apesar de o estudo não indicar exatamente as causas para esta queda, a pandemia pode ter sido um dos fatores. Com a mesma, e com mais pessoas a ficarem em casa, a procura por componentes aumentou consideravelmente – levando mesmo muitos consumidores a optarem por construir sistemas completamente novos.
No entanto, agora que a pandemia passou, existe menos necessidade de discos SSD comerciais. Os utilizadores não necessitam de montar novos sistemas, o que leva a uma queda na procura.
Isto confirma-se com os dados, que em 2021 e 2022, levaram a aumentos consideráveis das vendas. No entanto, mesmo no início de 2023, estas vendas caíram consideravelmente, o que pode justificar agora os valores.
Por entre as maiores fabricantes de SSDs no mundo encontra-se a Kingston, ADATA, Lexar, Kimtigo e Netac.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!