1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco rigido aberto

 

A Backblaze é uma das empresas no mercado que tem vindo a manter o maior registo de discos rígidos na história. Desde que começou a realizar a monitorização de discos, em 2009, a empresa adquiriu um total de 265,332 unidades.

 

Recentemente a empresa deixou alguns detalhes interessantes sobre a evolução dos discos rígidos no mercado, e também algumas previsões sobre o futuro que se espera para os mesmos.

Segundo a empresa revela no seu blog oficial, em 2009 o custo por gigabyte de dados em discos rígidos encontrava-se em cerca de 0.11 dólares. Este valor terá caído para cerca de 0.03 dólares em 2017, quando foi feita a primeira revisão de preços no mercado.

 

Se avançarmos para os dias de hoje, este custo tem vindo a tornar-se cada vez mais pequeno, sendo que o valor encontra-se atualmente nos 0.014 dólares por GB. Isto será o que permite existirem unidades com largos TB de espaço por um custo que é, comparativamente ao passado, relativamente pequeno.

 

dados sobre custos por gb dos discos

 

Apesar de os discos SSD estarem a tornar-se cada vez mais a norma junto das empresas, ao mesmo tempo ainda existe uma forte procura pelos mais antigos discos mecânicos, em parte porque possuem uma relação custo/armazenamento superior.

Entre 2009 e 2022, o preço por TB dos discos mecânicos têm vindo a cair consideravelmente, num total de 87.4%.

 

Se tivermos em conta os valores, a previsão será que, no futuro, os discos venham a contar com ainda mais capacidade, a custos consideravelmente mais reduzidos. Os dados apontam que em 2025 esperam-se encontrar discos de 22 e 24 TB com preços que se encontram a menos de 0.01 dólares por GB.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech