1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Facebook instagram e redes sociais

 

Nos últimos tempos temos visto cada vez mais as grandes empresas a tentarem focar-se em desenvolver os seus próprios chips, sobretudo para deixarem de lado a dependência por marcas com a Qualcomm e Intel.

 

Agora, de acordo com os rumores, o Facebook pode vir a ser a próxima empresa a focar-se em desenvolver os seus próprios chips. Fontes apontam que a rede social encontra-se a estudar a possibilidade de criar os seus próprios processadores para integrar nos seus servidores e datacenters.

 

Estes processadores iriam ser criados para as tarefas específicas da rede social, como é o caso de uso para sistemas de reconhecimento facial e para uso dos algoritmos da empresa. Cada processador iria ser criado para diferentes tarefas, e focado nas mesmas.

Alguns dos exemplos encontram-se em processadores criados para codificar os vídeos enviados na rede social, enquanto outros seriam focados em processar as recomendações de conteúdos.

 

Esta liberdade do Facebook poder adaptar o hardware a cada tarefa especifica poderia ter vantagens para a rede social. Além disso, um chip dedicado poderia também ajudar a reduzir a dependência de terceiros no processo de fabrico, dando mais controlo ao Facebook sobre o seu hardware.

 

No entanto, mesmo com estas ideias, ainda deverá demorar algum tempo até que a tecnologia seja realmente implementada na rede social. De relembrar que esta não seria a primeira vez que o Facebook estudava a criação de um chip dedicado para os seus sistemas – em 2019 a rede social revelou que estava a desenvolver um chip personalizado com o apoio de outras entidades para tarefas especificas de codificação de vídeo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech