1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

RTX da Nvidia

 

As novas RTX 3060 da Nvidia são uma das placas mais populares dos últimos tempos, sobretudo por fornecerem um bom desempenho ao que deveria ser um bom preço de venda – mas que tem vindo a ser complicado devido a bots e ao mercado em geral dos semicondutores.

 

O processo de construção de novas placas por vezes pode ser complicado, e existem muitos modelos que acabam por ser descartados por falhas que, em alguns casos, podem nem ser assim tão graves que afetem o uso da placa.

Um dos problemas mais comuns ao desenvolver uma gráfica encontra-se no facto que os chips da mesma, devido à “lotaria do silício”, podem não ter o desempenho esperado para um modelo especifico.

 

No entanto, invés de descartar esse género de gráficas, a Nvidia parece estar a dar um “segundo uso” para as mesmas. O caso foi descoberto pelo portal TechPowerUp, que recentemente identificou que algumas gráficas RTX 3060 estariam a chegar ao mercado com o chip GA104, que normalmente se encontra apenas nos modelos RTX 3060 Ti, RTX 3070 e RTX 3070 Ti.

 

Ao que parece, a Nvidia encontra-se a classificar algumas das gráficas RTX 3060 como sendo uma variante das gráficas mais avançadas da linha, mas adotando um chip diferente do esperado. Na maioria dos casos, estas placas são apenas modelos mais avançados da linha, como a RTX 3070 Ti, que não atingiram os padrões de desempenho da empresa. E como tal, invés de descartar a placa por completo, a Nvidia aproveita a mesma com a classificação de uma RTX 3060.

 

Apesar de o chip GA104 ser relativamente superior em desempenho e tamanho ao GA106, devido à produção, o desempenho final das GeForce RTX 3060 com o chip GA104 será idêntico ao de outras placas da mesma linha.

É possível que se notem diferenças marginais, mas não suficientes para considerar uma placa GeForce RTX 3060 GA104 ou GeForce RTX 3060 como sendo algo totalmente diferente entre si.

 

No final, isto permite reaproveitar o chip que, de outra forma, poderia ser totalmente descartado. E sem dúvida que será algo útil para a Nvidia, numa altura em que o mercado dos semicondutores não se encontra a passar um dos seus melhores momentos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech