1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD processador em motherboard

 

Se os processadores da Intel foram no passado algo de duros problemas derivados dos ataques conhecidos como Meltdown, agora parece que os mesmos também se podem aplicar diretamente em processadores da rival AMD.

 

Um grupo de investigadores revelou ter descoberto falhas sobre processadores recentes da AMD, com propriedades semelhantes ao ataque Meltdown para processadores da Intel. Até agora pensava-se que os processadores da AMD estariam imunes ao ataque de 2018, mas pode não ser bem o caso.

 

O Meltdown explora uma falha na própria arquitetura dos processadores, que quando explorada pode permitir roubar informação sensível dos sistemas, como senhas, dados de login, informação bancária e praticamente qualquer outra informação que passe pelo processador.

Inicialmente, a equipa que descobriu a falha acreditava que a mesma apenas poderia ser explorada em sistemas Intel, mas agora os investigadores apontam que os processadores AMD também podem ser afetados.

 

Em Agosto, um grupo de investigadores da Universidade de Dresden, na Alemanha, publicaram um estudo em como analisavam a possibilidade de realizar o ataque a sistemas AMD, numa técnica que os mesmos consideravam bastante similar ao que se aplicava no Meltdown.

 

A falha foi inicialmente encontrada na arquitetura Zen, mas a AMD confirmou mais tarde que afeta praticamente todas as arquiteturas de processadores modernos da empresa. Como se isso não fosse suficiente, este mês surgiu outro estudo que confirma novamente a possibilidade de realizar este ataque contra os sistemas AMD.

 

A AMD confirmou durante o dia de ontem que a falha neste segundo estudo também se aplica a todos os seus processadores mais recentes no mercado. A empresa já disponibilizou patchs para corrigir ambas as vulnerabilidades, mas os mesmos necessitam de ser ainda implementados pelos fabricantes de motherboards.

 

É importante notar que, mesmo com todos os danos que tanto o Meltdown como o Spectre possam causar, os investigadores ainda não descobriram nenhum ataque realizado com sucesso usando estas falhas desde 2018.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech