Desde que a Apple introduziu o novo sistema de privacidade no iOS, os programadores e anunciantes na plataforma da empresa tiveram de realizar alguns ajustes. No entanto, as perdas eram inevitáveis, e parece que o mercado se encontra a sentir.
De acordo com os dados mais recentes relatados pelo portal Financial Times, o YouTube, Twitter, Snapchat e Facebook perderam um total combinado de 9.85 mil milhões de dólares derivado da publicidade depois da Apple ter integrado o novo sistema de privacidade no iOS.
Apesar de quase 10 mil milhões de dólares ainda serem um valor consideravelmente elevado, ainda assim encontra-se longe dos 50% de perdas que o Facebook alegava antes da Apple ter lançado o sistema.
Analisando as percentagens dos impactos nas receitas de cada empresa, o Facebook foi o que registou as maiores perdas, devido sobretudo ao seu elevado número de utilizadores e dependência da publicidade. Os valores das perdas são cerca de 13.2% das receitas da plataforma.
No caso do YouTube a perda seria de 7.7%, seguindo-se o Snapchat com 13.2% (embora menos significativo devido ao volume também mais reduzido de utilizadores nesta plataforma). O Twitter encontra-se por último com 7.4% de perdas.
É importante notar que, em média, as plataformas perderam cerca de 12% de receitas. Novamente, este valor encontra-se bastante abaixo dos 50% que o Facebook apontava nas suas críticas ao sistema da Apple.
Os analistas acreditam que as empresas mais afetadas necessitam de redesenhar as suas infraestruturas de publicidade, isto caso pretendam reverter as perdas registadas, mas que não é uma tarefa impossível de ser feita - e que as empresas em questão possuem certamente a capacidade para isso.
Em contrapartida, existe ainda o facto que cada vez mais anunciantes encontram-se a ver o Facebook como uma plataforma pouco benéfica para investir em publicidade. Devido a todos os problemas crescentes na rede social, e também às quedas registadas, alguns anunciantes encontram-se a optar por plataformas alternativas para indicarem os seus produtos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!