Cada vez mais as empresas se encontram a focar na privacidade dos seus utilizadores, e a Apple certamente que tem vindo a implementar funcionalidades nos seus sistemas que serão dedicadas para garantir essa privacidade.
No entanto, se por um lado isso garante mais privacidade para os utilizadores e para os seus dados, por outro também custa para as empresas que fazem uso desses dados. E segundo as informações mais recentes, tanto o Facebook como o YouTube estão a sentir os efeitos.
Desde que a funcionalidade App Tracking Transparency foi implementada no iOS 14.5 que as maiores empresas da internet têm vindo a verificar quebras consideráveis na possibilidade de recolha de dados dos utilizadores, o que leva também a quebras nas receitas originadas desse formato.
No caso do Facebook e do YouTube, as perdas podem ser na casa dos milhões de dólares, de acordo com os dados da empresa Lotame. As estimativas apontam que, em 2022, algumas das maiores plataformas sociais podem ter perdas de quase 16 mil milhões de dólares derivado do App Tracking Transparency.
Estas perdas são mais sentidas sobre as plataformas que fazem uso dos dados personalizados dos utilizadores para publicidade, como é o caso do Snapchat, Facebook, YouTube e Twitter. O Facebook espera-se que seja o que vai sentir as maiores quebras, com perdas de 12.8 mil milhões de dólares. Já o YouTube encontra-se na segunda posição, com 2.1 mil milhões de dólares.
Ainda assim, estas plataformas continuam a registar crescimentos consideráveis ao longo do tempo, apesar das perdas em receitas sentidas a nível da publicidade.
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