1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple Siri com dinheiro

 

A Apple vai pagar quase 95 milhões de dólares para resolver um caso nos tribunais, que acusavam a empresa de práticas de violação da privacidade com a Siri, gravando as conversas dos mesmos e usando a informação para apresentação de publicidade direcionada.

 

O caso chegou aos tribunais em 2019, onde a Apple era acusada de gravar as interações dos utilizadores com a Siri, sem que os mesmos tenham dado consentimento para tal, e partilharia essa informação com entidades terceiras, incluindo anunciantes. Os dados recolhidos eram depois usados para apresentação de publicidade direcionada para esses mesmos utilizadores.

 

Os relatos apontam que as gravações realizadas pela Siri continham informação potencialmente sensível dos utilizadores, incluindo detalhes médicos, acordos de negócios, entre outros.

 

A acusação apontava ainda que a Apple não estaria a aplicar medidas de informação necessárias aos utilizadores sobre a forma como os dados eram recolhidos pela Siri. Embora o assistente da Apple fosse ativado apenas por comandos de voz ou atalhos, a acusação apontava ainda que o sistema estaria a realizar a recolha passiva de dados sem autorização quando era acidentalmente ativada.

 

Face a estas acusações, na altura, a Apple tinha aplicado medidas para evitar que as conversas da Siri fossem gravadas por padrão, e foram ainda feitas outras alterações para dar mais controlo aos utilizadores sobre a forma como as gravações poderiam ser partilhadas com terceiros.

 

Para resolver este caso, a Apple concordou pagar 95 milhões de dólares a todos os intervenientes no caso. Ou seja, quem tenha sido afetado por esta medida, entre 17 de Setembro de 2014 e 31 de Dezembro de 2024, pode pedir para receber uma compensação de 20 dólares por parte da Apple – infelizmente a medida apenas se aplica a residentes nos EUA.

 

Embora a Apple tenha decidido concordar em pagar o valor para resolver a questão, esta não será uma admissão de culpa da empresa. Esta apenas optou pela via mais rápida de resolver a questão, sem envolver os tribunais de forma alargada e potencialmente mais dispendiosa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech