As regras apertadas do RGPD obrigam as empresas a aplicarem medidas para garantir a privacidade dos utilizadores. No entanto, eliminar contas que se encontram ativas pode ser agora o que algumas entidades estejam a realizar para seguir estas medidas.
Pelo menos é isso que um utilizador na Noruega afirma, ao indicar que a Ubisoft terá removido a sua conta da Ubisoft Connect devido a inatividade. A razão para tal encontra-se sobre os termos da empresa respeitantes ao RGPD.
Segundo o utilizador, em entrevista ao portal PCWorld, este terá vendido o seu computador em 2020 para tentar resolver um problema de vicio em videojogos. No entanto, durante o Verão deste ano, o mesmo terá tentado voltar a jogar, apenas para descobrir que a sua conta da Ubisoft teria sido encerrada.
Segundo o utilizador, este apenas encontrou uma mensagem na sua conta de email, e na pasta de spam, a informar que a conta iria ser removida por inatividade. Por sua vez, a Ubisoft afirma que remove contas que estejam inativas após um determinado período de tempo, mas que informa sempre os utilizadores antes de realizar essa ação e que a medida não se aplica em contas que tenham jogos adquiridos na mesma.
Segundo os termos de serviço da Ubisoft, uma conta pode ser removido ao fim de seis meses caso permaneça inativa, de forma a seguir a lei do RGPD. No entanto, a empresa também afirma que nenhuma conta com jogos adquiridos na mesma é removida desta forma.
A empresa afirma que irá entrar em contacto com o utilizador para tentar resolver a questão.
Ainda assim, esta será uma lembrança para o facto que contas inativas podem efetivamente ser removidas das plataformas caso não sejam utilizadas por um longo período de tempo. Plataformas como a GOG e Steam não estipulam nos seus termos informações sobre quais as medidas aplicadas para a remoção de contas inativas.
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