1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Chrome sobre raio

 

O Chrome é muitas vezes apelidado como um dos navegadores menos privados para a navegação no dia a dia, em parte porque está diretamente associado com a Google. E as alterações feitas no mesmo podem ter impacto nesse sentido.

 

A Google encontra-se a preparar para revelar a nova versão do Chrome 97, que chega depois do período de “férias” do natal e ano novo. Esta nova versão vai trazer algumas melhorias, mas também algumas novidades que nem todos vão ser agradados.

 

Esta nova versão do Chrome vai contar com uma nova API apelidada de “Keyboard MAP”, que basicamente vai permitir uma maior integração entre os websites na internet e o suporte a atalhos e teclados de forma direta. Por exemplo, com recurso a esta api, os websites podem criar funcionalidades dedicadas para usar diferentes atalhos de teclado, além de que se pode adaptar o mesmo também para tirar proveito dos diferentes formatos regionais de teclados.

 

No entanto, apesar do potencial para uso benéfico dos utilizadores, esta API tem vindo a levantar algumas questões relacionadas com a privacidade. Várias entidades têm vindo a afirmar que a Keyboard MAP API pode vir a ser usada para fins de identificação dos utilizadores, e que, em último caso, será usada para identificar os mesmos.

 

Mozilla, Apple, Brave e outras entidades já se demonstraram contra a integração desta API no navegador, alegando os riscos para a privacidade dos utilizadores finais.

Como exemplo, a Brave Software, entidade gestora do navegador Brave, veio publicamente deixar o alerta que esta API apenas iria beneficiar o Chrome e Opera, e que praticamente nenhum website na internet realmente tira proveito da mesma. Mas em contrapartida, a sua implementação levanta questões a nível de privacidade, nomeadamente sobre a possibilidade de ser usada para o reconhecimento de utilizadores/navegadores e fins de publicidade.

 

A Mozilla também afirma que esta API levanta questões de privacidade e que não existem planos da mesma ser integrada no Firefox tão cedo. Esta mesma ideia deve ser integrada também sobre outros navegadores, mesmo que baseados sobre o Chromium – com o Brave a ser um dos exemplos de quem não vai integrar a mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech