1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chip da AMD sobre fogo no windows 11

 

Quando o Windows 11 foi revelado, uma das principais críticas encontrava-se sobre os requisitos a nível de segurança, como é o caso do TPM 2.0. Para muitos, este requisito não é um problema, tendo em conta que se encontra em praticamente todos os sistemas modernos.

 

Esta funcionalidade encontra-se tanto em sistemas Intel como AMD, embora no caso da AMD seja conhecido como “fTPM”, tendo em conta que se encontra integrado no próprio firmware dos chips – ao contrário dos sistemas da Intel, que integram a funcionalidade num formato diferente.

 

No entanto, foi recentemente descoberto que este sistema pode também ser a causa de alguns problemas de desempenho. Várias fontes apontam que a ativação do fTPM em sistemas com chips da AMD pode levar a consideráveis perdas de desempenho do sistema operativo – tendo como base a comparação do mesmo sistema sobre o Windows 10 e  o Windows 11, com e sem o fTPM ativado.

 

Um dos problemas mais frequentes encontra-se na quebra de desempenho em jogos, onde se verificam quebras consideráveis de FPS durante o jogo – algo que não acontecia quando o fTPM se encontrava desativado no Windows 10.

 

 

Os problemas não se focam apenas nas perdas de desempenho também. Utilizadores no Reddit têm vindo a confirmar que, ao ativarem o fTPM, os seus sistemas apresentam problemas de som variados, desde falhas aleatórias a um lag elevado.

 

Os problemas, porém, não afetam todos os sistemas nem todos os utilizadores. Os relatos apontam que a maioria se encontra com problemas depois de realizar o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 de forma direta, mas não quando o Windows 11 é instalado de raiz.

Também não ajuda a identificar o problema o facto que o mesmo pode acontecer de forma bastante aleatória, e nos casos onde acontece, a mesma surge apenas por alguns segundos.

 

Acredita-se que a base dos problemas esteja diretamente associada ao Windows 11 e não ao fTPM em si, portanto será algo que cabe à Microsoft de resolver. No entanto, a empresa ainda não confirmou qualquer problema generalizado com os sistemas onde o fTPM esteja ativo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech