Quando o Windows 11 foi revelado, uma das principais críticas encontrava-se sobre os requisitos a nível de segurança, como é o caso do TPM 2.0. Para muitos, este requisito não é um problema, tendo em conta que se encontra em praticamente todos os sistemas modernos.
Esta funcionalidade encontra-se tanto em sistemas Intel como AMD, embora no caso da AMD seja conhecido como “fTPM”, tendo em conta que se encontra integrado no próprio firmware dos chips – ao contrário dos sistemas da Intel, que integram a funcionalidade num formato diferente.
No entanto, foi recentemente descoberto que este sistema pode também ser a causa de alguns problemas de desempenho. Várias fontes apontam que a ativação do fTPM em sistemas com chips da AMD pode levar a consideráveis perdas de desempenho do sistema operativo – tendo como base a comparação do mesmo sistema sobre o Windows 10 e o Windows 11, com e sem o fTPM ativado.
Um dos problemas mais frequentes encontra-se na quebra de desempenho em jogos, onde se verificam quebras consideráveis de FPS durante o jogo – algo que não acontecia quando o fTPM se encontrava desativado no Windows 10.
Os problemas não se focam apenas nas perdas de desempenho também. Utilizadores no Reddit têm vindo a confirmar que, ao ativarem o fTPM, os seus sistemas apresentam problemas de som variados, desde falhas aleatórias a um lag elevado.
Os problemas, porém, não afetam todos os sistemas nem todos os utilizadores. Os relatos apontam que a maioria se encontra com problemas depois de realizar o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 de forma direta, mas não quando o Windows 11 é instalado de raiz.
Também não ajuda a identificar o problema o facto que o mesmo pode acontecer de forma bastante aleatória, e nos casos onde acontece, a mesma surge apenas por alguns segundos.
Acredita-se que a base dos problemas esteja diretamente associada ao Windows 11 e não ao fTPM em si, portanto será algo que cabe à Microsoft de resolver. No entanto, a empresa ainda não confirmou qualquer problema generalizado com os sistemas onde o fTPM esteja ativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!