1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Fonte linkada para site

 

Para qualquer website que seja apresentado na internet, de forma a ler-se os conteúdos do mesmo, é necessário algum género de fonte. Isto é o que permite aos websites apresentarem diferentes fontes conforme o que necessitem – um pouco como o que acontece com os documentos no Word e afins.

 

Para ajudar nesta tarefa, plataformas como o Google Fonts existem para ajudarem os criadores de sites a implementarem diferentes fontes nos mesmos. É uma excelente ferramenta para quem esteja a criar um website, e pretenda, de forma simples e rápida, implementar uma nova fonte no mesmo.

 

No entanto, isto também possui as suas desvantagens, sendo uma delas o facto que, sendo o Google Fonts da Google, os conteúdos encontram-se armazenados nos sistemas da empresa. E como se espera, estes sistemas podem recolher alguma informação dos utilizadores, nomeadamente o navegador que se encontram a usar ou o IP da ligação.

 

Google Fonts

 

É aqui que entra um caso caricato que aconteceu na Alemanha. Um tribunal na cidade de Munique recentemente considerou que um website que estaria a usar o Google Fonts para apresentar os conteúdos encontrava-se em violação da privacidade dos utilizadores, uma vez que estava a usar os serviços da Google.

 

Segundo o tribunal, o website tinha a possibilidade de usar as fontes sem ser necessário o uso do Google Fonts para o efeito, mas invés disso decidiu usar a plataforma da Google, comprometendo a privacidade dos visitantes. Em causa encontrava-se o facto que os ficheiros das fontes usadas no website, invés de estarem na plataforma da Google, poderiam estar diretamente alojados no próprio servidor onde o site se encontrava.

 

O tribunal terá ainda condenado o responsável por este website a uma multa de 100€, por alegadas violações de privacidade.

 

Esta questão abre, no entanto, um precedente perigoso. Se mais tribunais começarem a tomar o mesmo exemplo, basicamente encontram-se a indicar que o link para conteúdos que se encontram disponíveis publicamente na internet – como é o caso do Google Fonts – podem acabar por ser prejudiciais para a privacidade dos utilizadores. Isto pode afetar largas plataformas que fornecem este género de conteúdos.

 

O Google Fonts é um dos exemplos, visto que é usado por milhares de websites em todo o mundo. Junta-se ainda plataformas como o JSDelivr ou o CDNJS, que fornecem várias bibliotecas de javascript, e são diariamente usados por milhares de sites em todo o mundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech