1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

facebook privacidade smartphone

 

O Facebook volta a estar no centro das atenções pelas piores razões, tendo sido aplicada uma multa pelas autoridades da Alemanha no valor total de 2 milhões de euros. Em causa encontram-se possíveis violações sobre as leis de transparência online do pais, que leva agora à condenação da rede social.

 

De acordo com a agência Reuters, as autoridades alemãs consideram que o Facebook foi negligente ao lidar com reclamações sobre conteúdos partilhados na plataforma e relativos a discursos de ódio, além de ter ocultado informações dos órgãos de transparência online do pais.

De acordo com a legislação local, as empresas são obrigadas a fornecer dados sobre os conteúdos ilegais que são partilhados nas suas plataformas online, algo que o Facebook tem adulterado nos recentes relatórios fornecidos.

 

Durante a segunda metade de 2018, o Facebook declarou ter recebido 1048 queixas no pais relativamente a conteúdo ilegal partilhado dentro da sua plataforma. De sublinhar que existem mais de 28 milhões de utilizadores na Alemanha com conta no Facebook, e mais de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

 

As autoridades terão desconfiado dos números fornecidos pela rede social, que seriam consideravelmente reduzidos quando comparados com outras empresas. Em comparação, o Youtube e Twitter receberam mais de 250 mil queixas para o mesmo género de conteúdo e durante o mesmo período.

 

mark zuckerberg

 

As autoridades alegam que o Facebook forneceu números mais reduzidos de queixas sobre a Alemanha com vista a passar uma imagem mais limpa para os utilizadores e accionistas locais. Esta mudança de dados também ocorre menos de um anos depois da rede social ter estado envolvida em vários escândalos relacionados com a privacidade e segurança dos utilizadores.

 

Dados da empresa Napoleon Cat apontam que, apenas na Alemanha e desde Setembro do ano passado, a rede social perdeu mais de 3.6 milhões de utilizadores.

 

O Facebook já reagiu à multa, sendo que um porta-voz da empresa afirma que as leis locais na Alemanha não são claras o suficiente para as empresas, apesar de os dados fornecidos terem sido validados e considerados como certos. Além disso, a rede social afirma também que tem vindo a trabalhar para combater situações de discurso de ódio, com várias medidas implementadas para evitar estes conteúdos na rede.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech