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O Facebook volta a estar no centro das atenções pelas piores razões, tendo sido aplicada uma multa pelas autoridades da Alemanha no valor total de 2 milhões de euros. Em causa encontram-se possíveis violações sobre as leis de transparência online do pais, que leva agora à condenação da rede social.

 

De acordo com a agência Reuters, as autoridades alemãs consideram que o Facebook foi negligente ao lidar com reclamações sobre conteúdos partilhados na plataforma e relativos a discursos de ódio, além de ter ocultado informações dos órgãos de transparência online do pais.

De acordo com a legislação local, as empresas são obrigadas a fornecer dados sobre os conteúdos ilegais que são partilhados nas suas plataformas online, algo que o Facebook tem adulterado nos recentes relatórios fornecidos.

 

Durante a segunda metade de 2018, o Facebook declarou ter recebido 1048 queixas no pais relativamente a conteúdo ilegal partilhado dentro da sua plataforma. De sublinhar que existem mais de 28 milhões de utilizadores na Alemanha com conta no Facebook, e mais de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

 

As autoridades terão desconfiado dos números fornecidos pela rede social, que seriam consideravelmente reduzidos quando comparados com outras empresas. Em comparação, o Youtube e Twitter receberam mais de 250 mil queixas para o mesmo género de conteúdo e durante o mesmo período.

 

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As autoridades alegam que o Facebook forneceu números mais reduzidos de queixas sobre a Alemanha com vista a passar uma imagem mais limpa para os utilizadores e accionistas locais. Esta mudança de dados também ocorre menos de um anos depois da rede social ter estado envolvida em vários escândalos relacionados com a privacidade e segurança dos utilizadores.

 

Dados da empresa Napoleon Cat apontam que, apenas na Alemanha e desde Setembro do ano passado, a rede social perdeu mais de 3.6 milhões de utilizadores.

 

O Facebook já reagiu à multa, sendo que um porta-voz da empresa afirma que as leis locais na Alemanha não são claras o suficiente para as empresas, apesar de os dados fornecidos terem sido validados e considerados como certos. Além disso, a rede social afirma também que tem vindo a trabalhar para combater situações de discurso de ódio, com várias medidas implementadas para evitar estes conteúdos na rede.

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