1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Sistema chips afetados por falha

 

Um grupo de investigadores da empresa de segurança Binarly revelaram recentemente ter descoberto uma nova vulnerabilidade grave, que pode afetar vários fabricantes de componentes que usam o sistema de firmware UEFI da InsydeH2O.

 

Esta falha pode afetar vários fabricantes que usam o mesmo, entre os quais se encontram nomes como a Fujitsu, Intel, AMD, Lenovo, Dell, ASUS, HP, Siemens, Microsoft e Acer.

O sistema UEFI será o software responsável por manter a comunicação entre o firmware dos dispositivos hardware e o sistema operativo, além de que gere também vários parâmetros do arranque e configurações iniciais do sistema.

 

O que os investigadores descobriram foram 23 falhas, que afetam a UEFI desenvolvida pela InsydeH2O, e que podem ser usadas para comprometer informação das vítimas de uma forma possivelmente silenciosa. As falhas afetam o System Management Mode (SMM), que é responsável por gerir a energia do sistema e controlar diretamente o restante hardware.

 

Ou seja, o SMM trata-se de uma camada da UEFI consideravelmente elevada, que possui permissões acima mesmo do kernel do sistema operativo. Como tal, qualquer ataque no mesmo possui o potencial para graves danos.

 

Se estas falhas forem exploradas, os atacantes podem rapidamente contornar várias das medidas de segurança atualmente existentes na UEFI, como é o caso do Secureboot ou a Intel BootGuard. Além disso, podem ainda ser usadas para instalar malware que permanece no sistema, até mesmo se o sistema operativo for completamente reinstalado.

 

Derivado das falhas, a Insyde Software, responsável pelo InsydeH2O, revelou que já se encontra a disponibilizar as atualizações focadas em corrigir estes problemas. No entanto, ainda será necessário que os vários fabricantes onde o sistema tenha sido integrado lancem as suas atualizações dedicadas – e alguns equipamentos podem nem já ser suportados, além de que necessitam da intervenção manual dos utilizadores para serem atualizados.

 

Até ao momento, apenas a Insyde, Fujitsu e Intel confirmaram que podem ter sido afetadas por estas falhas, e que se encontram em processo de lançar as respetivas correções. No entanto, como referido anteriormente, estas atualizações podem deixar de lado muitos dos sistemas mais antigos no mercado – além de serem extremamente complicadas de instalar para alguns utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech