Durante o final do dia de ontem a Vodafone foi alvo de um largo ataque, que tem vindo a causar impacto sobre vários serviços da empresa. Embora o ataque esteja atualmente em vias de ser resolvido, ainda existem serviços críticos afetados – sendo um deles a comunicação do INEM.
Tendo em conta os problemas verificados sobre a rede da Vodafone, o INEM confirmou que os seus meios de contactos diretos também terão sido afetados. A entidade afirma que as comunicações realizadas via o serviço de 112 não terá sido afetado, sendo que todas as comunicações foram asseguradas por este meio entre as diversas autoridades.
No entanto, foram sentidos constrangimentos sobre ligações feitas diretamente para os meios de contacto da entidade, sendo que a mesma afirma ter ativado de imediato os seus planos de contingência para manter a comunicação.
O INEM apela ainda para que as comunicações de emergência sejam feitas diretamente para o número de 112, o que garante a continuidade de comunicações e garantia de resposta durante o período em que se verifiquem problemas na Vodafone.
É ainda referido que “todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas.”
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