No passado dia 9 de Fevereiro, a empresa Trust in News, grupo que detêm a Visão e 14 outras publicações de notícias em Portugal, confirmou que tinha sido alvo de uma ataque informático.
Na altura, a empresa confirmou o ataque, afirmando que a situação se encontrava a ser avaliada mas que nenhum sistema critico tinha sido comprometido. A entidade também confirmou que todos os seus sites encontravam-se ativos e funcionais, sendo que o ato já teria sido comunicado às autoridades.
No entanto, sabe-se agora mais detalhes sobre este ataque, que aparenta ter sido originado no ransomware LockBit 2.0. A partir do site dos responsáveis pelo ransomware foi recentemente confirmado o ataque, sendo que se encontra igualmente em contagem decrescente a divulgação dos dados – caso a entidade não pague o resgate dos mesmos para evitar a divulgação.
No site do grupo sobre a rede TOR é possível verificar que os dados vão ser publicados no dia 26 de Fevereiro. Até ao momento ainda se desconhece quais os dados que terão sido comprometidos, mas o grupo afirma que toda a informação será publicada nesta altura.
De relembrar que o grupo é responsável por várias publicações, entre as quais se encontra a Visão, Exame Informática, Jornal de Letras, Caras, TV Mais, entre outras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!