No passado dia 2 de Maio, o Politécnico de Leiria colocou todas as suas plataformas informáticas offline, depois de ter ocorrido a suspeita de um ataque informático. Tanto o site principal da instituição como diversas plataformas da mesma ficaram inacessíveis desde essa altura.
Desde então, a instituição tem vindo a tentar restabelecer o acesso aos sistemas, embora muitos ainda se encontrem inacessíveis ou com falhas.
No entanto, agora surge a confirmação de que o ataque terá sido de ransomware. O grupo de ransomware Akira confirmou no seu portal da Dark Web ter realizado o ataque, obtendo acesso a dados internos sensíveis da instituição.
O grupo alega ter conteúdos sensíveis que foram obtidos dos sistemas internos da instituição. Entre estes pode encontrar-se informação dos alunos. A mensagem deixada pelo grupo indica ainda que este conteúdo poderá brevemente ser partilhado na dark web.
De relembrar que, de forma recente, a instituição afirmou que ainda se encontrava a investigar a extensão do ataque e os danos causados. Neste momento ainda se encontram várias plataformas da mesma inacessíveis – incluindo o portal focado para o pagamento de propinas e de gestão do calendário escolar dos alunos.