1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Politécnico de Leiria com ataque hacker

 

No passado dia 2 de Maio, o Politécnico de Leiria colocou todas as suas plataformas informáticas offline, depois de ter ocorrido a suspeita de um ataque informático. Tanto o site principal da instituição como diversas plataformas da mesma ficaram inacessíveis desde essa altura.

 

Desde então, a instituição tem vindo a tentar restabelecer o acesso aos sistemas, embora muitos ainda se encontrem inacessíveis ou com falhas.

No entanto, agora surge a confirmação de que o ataque terá sido de ransomware. O grupo de ransomware Akira confirmou no seu portal da Dark Web ter realizado o ataque, obtendo acesso a dados internos sensíveis da instituição.

 

Mensagem do grupo de ransomware sob ataque

 

O grupo alega ter conteúdos sensíveis que foram obtidos dos sistemas internos da instituição. Entre estes pode encontrar-se informação dos alunos. A mensagem deixada pelo grupo indica ainda que este conteúdo poderá brevemente ser partilhado na dark web.

 

De relembrar que, de forma recente, a instituição afirmou que ainda se encontrava a investigar a extensão do ataque e os danos causados. Neste momento ainda se encontram várias plataformas da mesma inacessíveis – incluindo o portal focado para o pagamento de propinas e de gestão do calendário escolar dos alunos.

Anonymous

Mensagem Sáb 13 maio 2023 - 7:05 por Cristina Fernandes

E agora como vão proceder!!! minha filha pagou a propina, o que não é nada barato 200 euros pra fazer uma prova, e desde então não consegue aceder ao site pra confma o pagamento, nem o local e data da prova, tenta contatar o IPL e ninguém atende, uma instituição tão grande e ineficiente para com os alunos, uma vergonha, deixa todos aflitos com a falta de uma informações tão importante. E agora como os alunos que foram prejudicado vão fazer, muitos deixaram de comprar comida e honrar outras compromissos financeiros pra pagar essa prova, quem vai se responsabiliza por isso!!!!!!!!!!!!

Anonymous

Mensagem Sáb 13 maio 2023 - 16:30 por Kiki Lopes Flores

É uma verdadeira vergonha.
Para que é que querem dados de estudantes?
É tudo uma cambada de tesos, quem lhes paga os estudos são os pais.
Deixem de parvoíces, e coloquem as plataformas normais outra vez.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech