A operadora Lyca Mobile confirmou durante o dia de hoje que um ciberataque realizado à empresa pode ter causado problemas na infraestrutura da mesma, além de um potencial roubo de dados de clientes.
A operadora encontra-se em mais de 60 países, incluindo ainda uma pequena participação em Portugal. De acordo com o comunicado da operadora, o ataque afetou todos os mercados onde a operadora se encontra exceto nos EUA, Austrália, Ucrânia e Tunísia. Os utilizadores em Portugal também devem ter sentido problemas no acesso à infraestrutura da empresa derivado deste ataque.
As chamadas nacionais e internacionais foram afetadas, com os clientes a reportarem falhas no acesso à rede da operadora. Face ao ataque, a empresa iniciou uma investigação aprofundada, tendo determinado que existe o potencial de dados dos clientes terem sido igualmente afetados. Foi ainda referido que será iniciada uma investigação juntamente com firmas externas e as autoridades, para apurar mais detalhes do ataque.
No comunicado, a empresa afirma encontrar-se confiante que todos os dados que terão sido roubados encontram-se encriptados, e como tal, será consideravelmente mais difícil para os atacantes de obterem acesso aos mesmos – mas não inteiramente impossível. A investigação ainda se encontra a decorrer, e como tal, não existe para já muitos detalhes sobre os dados acedidos.
Foi ainda referido que os problemas no acesso à rede da operadora foram igualmente resolvidos em todos os mercados, embora ainda possam existir certos serviços que não se encontram completamente funcionais – a empresa não referiu detalhes sobre quais em concreto.
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