1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Teams

 

Se utiliza o Microsoft Teams, talvez seja melhor ter atenção aos contactos que recebe dentro do serviço, já que nem todos podem parecer quem são.

 

Um grupo de investigadores revelou que se encontra a ocorrer uma campanha de distribuição de malware através do Teams da Microsoft. Tendo em conta que esta plataforma conta com mais de 270 milhões de utilizadores ativos todos os meses, existe uma forte possibilidade que alguns possam ser afetados.

 

De acordo com a empresa de segurança Avanan, da Check Point, foi descoberto que contas comprometidas do Teams encontram-se a ser usadas para iniciar conversas com outros utilizadores da plataforma, focando-se em levar os mesmos a descarregar malware para os seus sistemas.

 

Os atacantes começam por levar as vítimas a descarregarem conteúdo malicioso para os seus sistemas, que se for instalado pelas mesmas, altera DLLs fundamentais do Windows para manter uma ligação permanente com um sistema remoto – que está no controlo dos atacantes.

 

A partir dai, os sistemas podem ser usados para os mais variados géneros de ataques ou esquemas, entre os quais se encontra o possível roubo de dados ou instalação de outro malware – como ransomwares.

 

Apesar de o ataque ser relativamente simples de ser feito – apenas uma conversa por uma plataforma de chat – a verdade é que existe um forte potencial para as vítimas realmente caírem no esquema. Isto porque, segundo os investigadores da Avanan, uma grande maioria dos utilizadores do Microsoft Teams confiam em ficheiros que sejam enviados por esse meio – mesmo que seja de contactos desconhecidos.

 

Ou seja, no final, mesmo sendo um método de ataque relativamente simples, existe um forte potencial para as vitimas realmente serem afetadas pela confiança em demasia que apontam para a plataforma e os conteúdos partilhados na mesma.

 

A primeira linha de defesa será os próprios utilizadores, que devem sempre que possível analisar a origem dos ficheiros e dos seus contactos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech