1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook sobre computador

 

O Facebook confirmou que, derivado de um bug no algoritmo da sua plataforma, conteúdos de desinformação e potencialmente indesejado podem ter surgido sobre o feed principal dos utilizadores entre os meses de Outubro e Março.

 

De acordo com o portal The Verge, citando documentos internos da empresa, um bug esteve durante meses a causar impacto na forma como conteúdos eram apresentados na timeline principal do Facebook, “puxando” conteúdo potencialmente indesejado para mais de metade das visualizações da plataforma.

 

Os funcionários da plataforma descrevem o “bug” como bastante problemático. O sistema deveria desclassificar conteúdos que eram desinformação ou potencialmente nocivos, fazendo com que surgissem menos no feed dos utilizadores. No entanto, a situação contrária estaria a ocorrer, tendo levado ao aumento de “30%” das visualizações deste género de conteúdos.

 

Entre os conteúdos encontram-se mensagens associadas com nudez, violência e até desinformação relacionada com a propaganda russa sobre a invasão da Ucrânia. O problema teria sido mesmo identificado por funcionários da rede social, sendo classificado com uma gravidade “severa”, mas apenas a 11 de Março foi corrigido, porque os engenheiros não estariam a conseguir encontrar a raiz da falha.

 

Facebook sobre smartphone

 

Os algoritmos são um sistema complicado, e muitas vezes complexo, que tanto pode funcionar para o bem como para o mal. Se por um lado este sistema é responsável por promover conteúdos que o utilizador potencialmente pretenda ver, ao mesmo tempo pode ajudar a propagar muita desinformação ou conteúdo violento se for mal utilizado.

 

Um porta-voz do Facebook afirma que o problema terá sido corrigido, e que não se espera que o bug cause qualquer impacto a longo prazo para os utilizadores ou nas métricas da plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech